Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Motion Design e Efeitos Visuais da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Motion Design e Efeitos Visuais, a ministrar pela Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho 7240/2016, de 2 de junho:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Motion Design e Efeitos Visuais da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto.
3 de maio de 2019. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Media Artes e Design.
2 - Curso técnico superior profissional: T445 - Motion Design e Efeitos Visuais.
3 - Número de registo: R/Cr 24/2019.
4 - Área de educação e formação: 213 - Audiovisuais e Produção dos Media.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Conceber e realizar projetos de motion design e de efeitos visuais e sonoros, aplicados a diferentes meios e formatos que cruzam as áreas do audiovisual, da multimédia e do design de comunicação, usando princípios, linguagens e técnicas inovadoras e avançadas de captação de movimento, registo, composição, edição.
5.2 - Atividades principais:
a) Conceber e realizar conteúdos visuais e sonoros no âmbito do motion design e dos efeitos visuais e sonoros;
b) Gerar e gerir objetos de conteúdos gráficos e sonoros utilizando linguagens visuais e de alto nível;
c) Planear, organizar e gerir projetos usando métodos e formas ágeis e eficientes;
d) Desenhar conteúdos visuais e sonoros informados pela psicologia da perceção e do desenho;
e) Elaborar guiões audiovisuais e multimédia com recurso a estratégias narrativas;
f) Produzir conteúdos visuais e sonoros dinâmicos aplicando teorias e princípios do movimento;
g) Registar, editar e pós-produzir vídeo e som;
h) Elaborar composições que articulem conteúdos pré-gravados com conteúdos gerados digitalmente;
i) Planear, organizar e gerir projetos de motion design.
6 - Referencial de competências:
6.1 - Conhecimentos:
a) Conhecimentos abrangentes de cultura visual e sonora no âmbito do audiovisual e da multimédia;
b) Conhecimentos abrangentes de desenho e psicologia da perceção;
c) Conhecimentos abrangentes das teorias dos media e do design de comunicação;
d) Conhecimentos abrangentes de planeamento, organização e gestão de projetos;
e) Conhecimentos especializados em técnicas e ferramentas de animação 2 e 3D e efeitos visuais;
f) Conhecimentos especializados em ferramentas de registo, geração, edição e pós-produção de som;
g) Conhecimentos especializados em técnicas e ferramentas de construção de guiões;
h) Conhecimentos especializados em ferramentas de registo, edição e pós-produção de imagem e vídeo;
i) Conhecimentos especializados em captura, composição e sincronismo de conteúdos, visuais e sonoros, pré-gravados e gerados digitalmente;
j) Conhecimento especializado de linguagens visuais e de alto nível para a gestão e geração de objetos de conteúdos gráficos e sonoros.
6.2 - Aptidões:
a) Implementar projetos de motion design e efeitos visuais analisando diferentes áreas e formatos;
b) Aplicar as diferentes fases da conceção e desenvolvimento dos projetos;
c) Conceber formas e expressões gráficas e sonoras adequadas para a eficácia comunicacional dos projetos;
d) Construir guiões para o audiovisual e multimédia aplicando técnicas e estratégias narrativas;
e) Aplicar técnicas e as ferramentas mais adequadas para a conceção e desenvolvimento de projetos do âmbito do motion design e efeitos visuais e sonoros;
f) Aplicar técnicas e ferramentas de registo, geração, edição e pós-produção visual e sonora;
g) Compor e sincronizar conteúdos visuais e sonoros, pré-gravados e gerados digitalmente;
h) Configurar e aplicar testes, análises e validação de projetos.
6.3 - Atitudes:
a) Demonstrar comportamento ético;
b) Demonstrar capacidade de refletir a cultura da organização;
c) Demonstrar iniciativa e empreendedorismo;
d) Demonstrar capacidade de direção, gestão e trabalho em equipa para o desenvolvimento de projetos;
e) Demonstrar capacidade de resposta e trabalho;
f) Demonstrar autonomia de análise e validação dos trabalhos.
7 - Áreas relevantes para o ingresso no curso:
Uma das seguintes:
Desenho;
Português.
8 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso: 2019-2020.
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos:
(ver documento original)
10 - Estrutura curricular:
(ver documento original)
11 - Plano de estudos:
(ver documento original)
312506905