A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12379/2014, de 8 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o ingresso de militares da Guarda Nacional Republicana, na categoria de Sargento

Texto do documento

Despacho 12379/2014

De acordo com o n.º 10 do artigo 39.º da Lei 83-C/2013, de 31 de dezembro, podem ocorrer promoções de militares, nomeadamente, da Guarda Nacional Republicana (GNR), mediante despacho prévio dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da tutela, desde que justificada a sua necessidade.

Nos termos do disposto na alínea b) do n.º 10 do referido artigo, da concretização das promoções a realizar não pode resultar aumento da despesa com pessoal prevista no Orçamento do Estado para 2014 para a GNR.

O Comando-Geral da GNR apresentou um memorando justificativo do qual consta a fundamentação que justifica a necessidade de ocorrerem promoções, sem que dai resulte aumento da despesa, no rigoroso cumprimento dos quantitativos que decorrem da aplicação da Lei 63/2007, de 6 de novembro, e demais legislação aplicável.

De acordo com a fundamentação apresentada e por forma a garantir o bom funcionamento da Guarda, considera-se indispensável o ingresso na categoria de Sargentos dos militares que concluirão o Curso de Formação de Sargentos em 30 de setembro de 2014, possibilitando, assim, o provimento de lugares para o exercício de funções de comando de postos de tipo C, de adjunto de comando de postos e de comando de subunidades elementares operacionais, funções absolutamente essenciais para o cabal cumprimento da missão da Guarda.

Sublinha-se que o ingresso na categoria de sargento visa assegurar a regularidade do exercício de comando e o seu eficiente desempenho, muito particularmente, no primeiro escalão de comando, responsável direto pela relação com as populações. Trata-se do comando mais próximo das pessoas, responsável primário pelas atividades de segurança, prevenção e polícia geral, cometidas à Guarda Nacional Republicana.

Os efeitos remuneratórios das promoções que neste âmbito vierem a ocorrer produzem efeitos no dia seguinte á publicação do respetivo documento oficial de promoção.

Assim, autoriza-se:

1. O ingresso na categoria de Sargentos, no ano de 2014, dos militares da Guarda Nacional Republicana constantes do memorando justificativo e refletidas no quadro em anexo.

2. O ingresso na categoria de Sargentos referido no número anterior deve ocorrer no estrito respeito pelos termos e limites constantes do referido memorando justificativo.

3. As despesas decorrentes do ingresso na categoria de Sargentos serão integralmente suportadas pelos montantes disponibilizados à Guarda Nacional Republicana pelo Orçamento de Estado para 2014.

4. O presente despacho produz os seus efeitos a partir do dia seguinte ao da sua publicação.

22 de setembro de 2014. - A Ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque. - O Ministro da Administração Interna, Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.

ANEXO

Ingresso na categoria de Sargentos de Militares da GNR

(ver documento original)

208130564

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3754374.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda