O Bombeiro de 2.ª, Gonçalo Diogo Silva Monteiro, do corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana, sempre norteou a sua conduta e ação, na proteção das pessoas, do património e do ambiente, de forma notavelmente solidária, devotando muito do seu tempo em prol da comunidade.
No passado dia 14 de dezembro de 2018 quando circulava com o seu veículo no bairro Mata da Torre, em São Domingos de Rana, apercebeu-se de fumo a sair pela janela de um edifício. Não estava de serviço ao corpo de bombeiros mas, de imediato, com risco da própria vida entrou no edifício e tentou retirar o maior número possível de pessoas.
Entrou, também, no apartamento que se encontrava a arder e tentou aceder à divisão em chamas por se aperceber que aí se encontrava alguém. Contudo não foi possível devido à intensidade das chamas e ao fumo intenso. Procurou ajuda no exterior e com a ajuda de agentes da PSP voltou ao interior do apartamento em chamas para tentar resgatar a pessoa que se encontrava no seu interior mas apesar dos esforços e do risco da própria vida não conseguiu salvar a moradora.
Após a chegada das equipas do corpo de bombeiros, o bombeiro Gonçalo Monteiro vestiu o equipamento de proteção individual da motorista da ambulância, colocou a ARICA e subiu ao 3.º andar onde retirou uma criança que se encontrava sozinha em casa.
O Bombeiro Gonçalo Monteiro atuou de forma abnegada, arriscando a própria vida e fazendo jus ao lema dos bombeiros «vida por vida» demonstrando assim com o seu ato sentido de solidariedade e altruísmo.
Assim:
Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.º 1 e 2 do artigo 3.º e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, anexo à portaria 980-A/2006 (2.ª série), de 14 de junho, concedo ao Bombeiro de 2.ª, Gonçalo Diogo Silva Monteiro, do corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.
24 de maio de 2019. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.
312332796