A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 15793-B/2014, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Determina as condições da atividade de pesca de sardinha (Sardina pilchardus)

Texto do documento

Despacho 15793-B/2014

A Portaria 251/2010, de 4 de maio, alterada pela Portaria 294/2011, de 14 de novembro, estabeleceu as restrições aplicáveis à captura de sardinha (Sardina pilchardus) com a arte de cerco na costa continental portuguesa, de acordo com o modelo de gestão participada deste recurso.

Em consonância com o referido modelo de gestão e a regra de exploração adotada, considerada precaucionaria pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM), prevê-se agora um limite de descargas de 4.000 toneladas de sardinha para o período de janeiro a maio.

Para assegurar a proteção dos juvenis e dos adultos reprodutores, e de acordo com o modelo de gestão participada, implementa-se uma interdição de pesca de sardinha, com a duração de 59 dias, a cumprir entre os meses de janeiro e março.

A fim de promover a manutenção da atividade da frota nacional do cerco, e acolhendo a proposta unânime das organizações de produtores de sardinha (Sardina pilchardus), é estabelecido um limite diário de descarga de sardinha por embarcação.

Assim, ouvida a comissão de acompanhamento, nos termos do n.º 1 do artigo 3.º da Portaria 251/2010, de 4 de maio, alterada pela Portaria 294/2011, de 14 de novembro, e no uso das competências delegadas pela Ministra da Agricultura e do Mar, através do Despacho 12256-A/2014, de 3 de outubro, determino o seguinte:

1 - As embarcações que não cumpram um período de imobilização temporária ao abrigo do regulamento do regime de apoio à cessação temporária das atividades da pesca da sardinha com recurso a artes de cerco aprovado pela Portaria 198-A/2014, de 2 de outubro, devem cumprir um período de 59 dias de interdição de captura, manutenção a bordo e desembarque de sardinha (Sardina pilchardus) capturada com a arte de cerco, entre o dia 1 de janeiro e o dia 28 de fevereiro de 2015.

2 - As embarcações que se cumpram um período de imobilização temporária ao abrigo do regulamento do regime de apoio à cessação temporária das atividades da pesca da sardinha com recurso a artes de cerco aprovado pela Portaria 198-A/2014, de 2 de outubro, devem cumprir um período de 59 dias de interdição de captura, manutenção a bordo e desembarque de sardinha (Sardina pilchardus) capturada com a arte de cerco, a iniciar nas datas constantes do anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante.

3 - No período compreendido entre 1 de março e 31 de maio de 2015:

a) o limite de descargas da espécie sardinha (Sardina pilchardus) capturada com a arte de cerco é de 4.000 toneladas;

b) em cada dia, a atividade das embarcações está limitada a uma maré, não sendo permitido manter a bordo ou descarregar mais de 6 toneladas de sardinha, das quais até 10% podem corresponder a sardinha (Sardina pilchardus) classificada como T4, para efeitos de tamanho.

4 - Por despacho do diretor-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), a publicitar no sítio da internet da DGRM, é encerrada a pesca e interdita a captura, a manutenção a bordo e a descarga de sardinha (Sardina pilchardus) capturada com a arte de cerco, quando atingido o limite fixado na alínea a) do número anterior.

5 - A comissão de acompanhamento prevista no artigo 7.º da Portaria 251/2010, de 4 de maio, alterada pela Portaria 294/2011, de 14 de novembro, elabora um relatório mensal relativo à avaliação da execução das medidas adotadas, procede à análise dos dados entretanto obtidos e propõe os ajustamentos necessários à gestão sustentável do recurso, sem prejuízo da apresentação de propostas que se revelem adequadas.

6 - O presente despacho entra em vigor a 1 de janeiro de 2015.

31 de dezembro de 2014. - O Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.

ANEXO

[a que se refere a alínea a) do n.º 2]

(ver documento original)

208336718

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/367454.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2014-10-02 - Portaria 198-A/2014 - Ministério da Agricultura e do Mar

    Aprova o Regulamento do Regime de Apoio à Cessação Temporária das Atividades de Pesca da Sardinha com Recurso a Artes de Cerco

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2015-08-24 - Portaria 260-A/2015 - Ministério da Agricultura e do Mar

    Aprova o Regulamento do Regime de Apoio à Cessação Temporária das Atividades de Pesca com Recurso a Artes de Cerco

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda