Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1088/2014, de 23 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Missão de apoio a Cabo Verde, no âmbito da erupção vulcânica na Ilha do Fogo

Texto do documento

Portaria 1088/2014

Tendo presente o Tratado de Amizade e Cooperação entre a República Portuguesa e a República de Cabo Verde, assinado em Lisboa, em 9 de junho de 2010, Cabo Verde solicitou o apoio de Portugal, no âmbito das medidas de contingência em resposta à situação decorrente da erupção vulcânica na Ilha do Fogo.

O referido Tratado estabelece, no seu artigo 10.º, que as Partes se comprometem a "desenvolver ações de cooperação, entre outros, nos domínios do ambiente, ordenamento do território, habitação e cadastro, da defesa, boa governação, da modernização administrativa e tecnologias de informação e da administração interna".

Nestes pressupostos e tendo presente os laços de profunda amizade que ligam Portugal e Cabo Verde, foram identificados os meios militares a disponibilizar para o efeito, e que se materializam no emprego de uma unidade naval e de uma equipa e meios de comunicações.

O estatuto dos militares das Forças Armadas envolvidos em missões humanitárias e de paz, fora do território nacional, no quadro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, está definido no Decreto-Lei 233/96, de 7 de dezembro, com as alterações identificadas em baixo.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 12.º e das alíneas f) e n) do n.º 3 do artigo 14.º, ambos da Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica 1-B/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica 5/2014, de 29 de agosto e nos termos do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 233/96, de 7 de dezembro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 348/99, de 27 de agosto e 299/2003, de 4 de dezembro, determina o Governo, pelo Ministro da Defesa Nacional, o seguinte:

1 - Fica o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas autorizado a empregar, na sua dependência direta, como contributo de Portugal para a missão de apoio a Cabo Verde, no âmbito da erupção vulcânica na Ilha do Fogo, os seguintes meios militares:

a) Uma unidade naval (tipo Fragata) e respetiva guarnição, integrando como meios orgânicos, duas equipas de abordagem e uma secção de meios de desembarque compostas por um máximo de 30 Fuzileiros, e um destacamento de helicópteros, por um período de 17 dias;

b) Uma equipa constituída por três militares e os meios necessários para montagem de um Centro de Comunicações móvel e para ministrar formação na utilização dos meios disponibilizados, por um período de 20 dias.

2 - De acordo com o n.º 5 da Portaria 87/99, de 30 de dezembro de 1998, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 23, de 29 de janeiro de 1999, os militares que integram o contingente nacional desempenham funções em zona qualificada como classe B.

3 - Os encargos decorrentes da participação nacional na referida missão são suportados pela dotação orçamental inscrita para as FND de 2014.

4 - A presente portaria produz os seus efeitos a partir 28 de novembro de 2014.

28 novembro de 2014. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

208299612

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/366625.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1996-12-07 - Decreto-Lei 233/96 - Ministério da Defesa Nacional

    Define o estatuto dos militares das Forças Armadas envolvidos em missões humanitárias e de paz fora do território nacional, no quadro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal. Dispõe sobre a atribuição do suplemento de missão, alojamento, e fardamento, assistência na doença, protecção social, acidentes e doença, licença especial, privilégios e imunidades em território estrangeiro, a participação na missão e a contagem do tempo de serviço.

  • Tem documento Em vigor 2009-07-07 - LEI ORGÂNICA 1-B/2009 - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

    Aprova a Lei de Defesa Nacional.

  • Tem documento Em vigor 2014-08-29 - Lei Orgânica 5/2014 - Assembleia da República

    Altera (primeira alteração) a Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho e procede à sua republicação.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda