Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 2048/2019, de 6 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Determina a abertura, pelo período de 60 dias, das candidaturas a juiz português no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Texto do documento

Aviso 2048/2019

Abertura das candidaturas a juiz português no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

1 - No exercício da competência política a que se reporta o ponto 2 do meu Despacho 11884/2018, de 28 de novembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 238, de 11 de dezembro de 2018, determino a abertura, pelo período de 60 dias, das candidaturas a juiz português no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, devendo os candidatos observar os seguintes requisitos:

1.1 - De harmonia com o estatuído no n.º 1 do artigo 21.º da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, os candidatos devem gozar da mais elevada consideração moral e reunir as condições requeridas para o exercício de altas funções judiciais ou ser jurisconsulto de reconhecida competência.

1.2 - Os candidatos devem, como requisito indispensável, dominar uma das línguas oficiais do Conselho da Europa (francês ou inglês) e possuir, pelo menos, uma compreensão passiva da outra língua que possibilite a intervenção e o pleno desempenho da sua função nos trabalhos do Tribunal.

1.3 - Os candidatos devem possuir bons conhecimentos dos sistemas legais nacionais bem como de direito internacional e adequada experiência jurídica prática.

1.4 - Os candidatos devem ter idade que lhes permita exercer, antes de atingirem os 70 anos, funções durante, pelo menos, metade do mandato de nove anos.

2 - A Comissão Independente a que se refere o meu Despacho supra identificado decidirá, com base nos elementos curriculares, procedendo, sempre que considere adequado ou necessário, à audição dos candidatos.

3 - A Comissão Independente, no decurso da audição referida no número anterior, poderá proceder à avaliação do requisito enunciado no ponto 1.2.

4 - Publique-se no Diário da República.

18 de janeiro de 2019. - A Ministra da Justiça, Francisca Eugénia da Silva Dias Van Dunem.

311995026

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3608167.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda