1 - Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido na Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro e Lei 128/2015, de 3 de setembro, e uma vez terminado o procedimento concursal de seleção para o recrutamento do cargo de Diretor Adjunto do Departamento de Recolha de Informação do Instituto Nacional de Estatística, IP, (INE), cargo de direção intermédia de 1.º grau, o júri que integrou o respetivo procedimento concursal propôs a nomeação do licenciado Almiro Miguel dos Santos Rodrigues Moreira por o mesmo reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
2 - Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, o candidato demonstrou deter competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício da função, reunindo as condições exigidas para o desempenho do cargo.
3 - Assim, o Conselho Diretivo no exercício dos poderes que lhe são conferidos pelo n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 136/2012, de 2 de julho, conjugado com a alínea g) do n.º 1 do artigo 21.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, na reunião de 18 de dezembro de 2018, deliberou:
Nomear para o cargo de Diretor Adjunto do Departamento de Recolha de Informação do Instituto Nacional de Estatística, o licenciado Almiro Miguel dos Santos Rodrigues Moreira, em comissão de serviço, pelo período de três anos, com efeitos a 1 de janeiro de 2019.
A nota curricular do nomeado é publicada em anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.
21 de dezembro de 2018. - O Presidente do Conselho Diretivo, Francisco Lima.
Nota curricular
Almiro Miguel dos Santos Rodrigues Moreira, 44 anos, com pós-graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (2004) pela Faculdade de Economia do Porto e licenciado em Estatística pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1998).
Ingressou no Instituto Nacional de Estatística, I. P. (INE) em abril de 2000, tendo exercido, durante 16 anos, cargos de dirigente intermédio em diversos domínios de produção e suporte a estatísticas oficiais, em particular na recolha e análise de dados.
De 2010 a 2018, foi Diretor do Serviço de Inquéritos por Autopreenchimento do Instituto Nacional de Estatística, responsável pela recolha e análise de microdados dos inquéritos do INE dirigidos a empresas e pelo canal de recolha de informação eletrónica (WebInq), tendo liderado o processo de alargamento da recolha eletrónica de dados do INE com vista à desmaterialização da recolha em papel, bem como a plena integração de todas as operações estatísticas de recolha por autopreenchimento no Sistema Integrado de Gestão de Inquéritos.
Anteriormente (2009), esteve destacado no Departamento de Estatística do Banco Central Europeu (Frankfurt-Alemanha) no Serviço de Desenvolvimento e Coordenação dos Inquéritos SAFE (Survey on the access to finance of small and medium - sized enterprises) e HFCS (Household Finance and Consumption Survey).
O seu trabalho recente está focado na Modernização da Análise e Recolha de Informação, no Retorno de Informação Estatística a Respondentes, e no aproveitamento de Dados Administrativos para fins Estatísticos, com diversos trabalhos nestes domínios, apresentações e participação em grupos de trabalho nacionais e internacionais.
311939006