A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1104-A/81, de 28 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Fixa os novos preços dos combustíveis líquidos.

Texto do documento

Portaria 1104-A/81
de 28 de Dezembro
Considerando que a situação decorrente dos sucessivos agravamentos dos custos dos produtos petrolíferos, de onde se destacam os resultantes dos encargos financeiros com a aquisição do petróleo bruto e da cobertura de défices do Fundo de Abastecimento acumulados, na área dos combustíveis, não foi completamente resolvida pelos últimos aumentos de Julho de 1981;

Considerando que grande parte dos produtos do petróleo tem estado a ser vendida a preços inferiores ao custo real, com reflexos negativos na situação do Fundo de Abastecimento;

Considerando que esta distorção na estrutura dos preços internos não é incentivadora da poupança, apesar de esta ser um instrumento indispensável de uma correcta política energética;

Considerando, no entanto, que o consumidor de combustíveis destinados aos transportes - gasolinas e gasóleo - venha a ter um comportamento conducente à poupança, sem necessidade de utilizar os preços como factor persuasivo:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro de Estado e das Finanças e do Plano e pelos Ministros da Agricultura, Comércio e Pescas e da indústria, Energia e Exportação, ouvida a Direcção-Geral de Energia e em conformidade com os Decretos-Leis 329-A/74, de 10 de Julho e 75-Q/77, de 8 de Fevereiro, o seguinte:

1.º Preços dos combustíveis líquidos. - São fixados, para vigorarem no continente a partir das 0 horas do dia 29 de Dezembro de 1981, os seguintes preços:

Gasolina - I. O. 98 RM:
58$00 por litro, fornecida nos postos abastecedores;
Gasolina - I. O. 85 RM:
54$00 por litro, fornecida nos postos abastecedores;
Petróleo iluminante:
28$00 por litro, fornecido, quer a granel, quer em taras, nos postos de revenda;

Petróleo carburante:
28$50 por litro, fornecido, quer a granel, quer em taras, nos postos de revenda;

Gasóleo:
28$00 por litro, fornecido nos postos abastecedores, quer a granel, quer em taras.

Quando os fornecimentos à Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses se verificarem nos armazéns de Lisboa e Porto das companhias distribuidoras, aquele preço será deduzido do diferencial de transporte legalmente em vigor para aqueles distritos, depois de efectuada a dedução dos encargos correspondentes ao transporte marítimo das refinarias a estes armazéns.

Fuelóleo:
a) Thick-fuel-oil de 1% de teor de enxofre - 14$50 por quilograma;
b) Thick-fuel-oil de 3,5% de teor de enxofre - 13$50 por quilograma, fornecido a granel nas instalações das companhias distribuidoras em Lisboa, Matosinhos e Sines;

c) Para a Electricidade de Portugal (EDP), E. P., os preços dos produtos anteriores são, respectivamente, de 14$50 e 13$50 por quilograma, fornecidos também a granel nas instalações das companhias distribuidoras em Lisboa, Matosinhos e Sines.

2.º Preço dos gases de petróleo liquefeitos. - São fixados, para vigorarem no continente a partir das 0 horas do dia 29 de Dezembro de 1981, os seguintes preços:

A granel, à saída das instalações principais das empresas distribuidoras:
Butano - 30$00/kg;
Propano - 30$00/kg.
3.º Preço dos asfaltos para pavimentação. - São fixados, para vigorarem no continente a partir das 0 horas do dia 29 de Dezembro de 1981, os seguintes preços máximos de venda ao público, excluído o imposto de transacções:

Granel - 19000$00/t;
Tambores abertos ou fechados - 23000$00/t.
4.º Para a agricultura, as devoluções, nos termos do n.º 1 do Despacho Normativo 226/80, de 6 de Julho, das quantias equivalentes aos aumentos de preços serão calculadas para o preço de venda do gasóleo em 1 de Janeiro de 1980, aumentado de 10$50 por quilograma.

5.º Para as pescas, o preço de venda do gasóleo, estabelecido pelos n.os 1 e 2 do Despacho Normativo 154/80, de 21 de Abril, é, respectivamente, aumentado de 9$50 por litro e fixado em 370 dólares por tonelada.

Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura, Comércio e Pescas e da Indústria, Energia e Exportação, 28 de Dezembro de 1981. - O Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, João Maurício Fernandes Salgueiro. - O Ministro da Agricultura, Comércio e Pescas, Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca. - Pelo Ministro da Indústria, Energia e Exportação, João Nuno Boulain de Carvalho Carreira, Secretário de Estado da Energia.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/35759.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-07-10 - Decreto-Lei 329-A/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno, designadamente: preços máximos, preços controlados, preços contratados, margens de comercialização fixadas e preços livres.

  • Tem documento Em vigor 1977-02-28 - Decreto-Lei 75-Q/77 - Ministério do Comércio e Turismo

    Modifica o regime de preços em vigor e assegura o contrôle dos preços dos bens de maior peso nas despesas familiares, mantendo o regime de preços máximos aplicado a significativo número de bens comerciais, entre os quais os produtos incluídos no «cabaz de compras». Revoga o regime de preços controlados e redefine o regime de preços declarados, constante do Dec Lei 329-A/74, de 10 de Julho.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda