Considerando que nos termos do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Universidade do Porto, aprovados pelo Decreto-Lei 96/2009, de 27 de abril, o seu conselho de curadores é composto por cinco personalidades de elevado mérito e experiência profissional reconhecidos como especialmente relevantes;
Considerando que, nos termos da mesma norma legal, os curadores são nomeados pelo Governo sob proposta da Fundação Universidade do Porto para um mandato de cinco anos;
Considerando que o curador José Manuel Fernandes renunciou ao respetivo cargo;
Sob proposta da Fundação Universidade do Porto;
Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Universidade do Porto aprovados pelo Decreto-Lei 96/2009, de 27 de abril:
Nomeio, como membro do conselho de curadores da Fundação Universidade do Porto, António Portela, cuja nota curricular se publica em anexo ao presente despacho.
12 de dezembro de 2018. - O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor.
ANEXO
António Portela
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e MBA Executivo da Porto Business School, iniciou a sua atividade profissional na farmacêutica Roche, no Reino Unido, onde foi Delegado de Informação Médica e analista de Mercado para as Unidades de Negócio de oncologia e hematologia.
Foi responsável peta Roche European Business Platform e, ainda na Roche no Reino Unido, foi Gestor de Produtos da Hepatite C.
Desde 2004 integrou a empresa BIAL como Diretor Adjunto de Marketing para Portugal.
Em 2007 integrou o Conselho de Administração da Bial, assumindo durante 3 anos a Direção Geral da Área Internacional, tendo sido responsável pela expansão do negócio e pela entrada do grupo BIAL em novos países; coordenação dos lançamentos de novos produtos a nível internacional e dirigiu também a definição estratégica das atividades de Bial no mercado espanhol, um dos maiores mercados da indústria farmacêutica a nível mundial.
Desde janeiro de 2011 assume as funções de CEO da BIAL, marcando a chegada da quarta geração da família à frente do maior grupo farmacêutico português, fundado em 1924 pelo seu bisavô Álvaro Portela.
Cargos que exerce:
Membro do Board da EFPIA (European Federation of Pharmaceutical lndustries and Association) - junho 2017
Membro do júri do Prémio PME Inovação COTEC-BPI - outubro 2015
Vogal do Conselho de Administração da MAPFRE Seguros Gerais, S. A. - julho 2015
Vogal do Conselho Geral da AEP (Associação Empresarial de Portugal) - maio 2014
Membro do Comité para o Comércio e Investimento Externo da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) - abril 2013
Outros cargos que exerceu:
Vogal do Conselho de Administração da Fundação AEP (Associação Empresarial de Portugal) - novembro 2009 a abril 2013
Membro do Conselho Geral da Porto Business School - outubro 2009 a maio 2015
Vice-Presidente da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) - outubro 2013 a dezembro 2016
Conselheiro do CES (Conselho Económico e Social) - outubro 2013 a dezembro 2016
Vice-Presidente do Conselho Geral da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) - março 2014 a dezembro 2016
311919656