Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12067/2018, de 14 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Declara a utilidade pública da expropriação de parcelas de terreno necessárias à construção da Estação Elevatória de Gôve, na freguesia de Gôve, concelho de Baião

Texto do documento

Despacho 12067/2018

Com vista à construção da Estação Elevatória integrada nas Infraestruturas de Abastecimento e Água em Covelas e Gôve (Pedreda) e de Saneamento em Gôve, sistema municipal que faz parte integrante do Sistema de Águas da Região do Noroeste, a sociedade de capitais públicos Águas do Norte, S. A., na qualidade de entidade gestora da parceria pública criada por contrato de 5 de julho de 2013, outorgado entre o Estado e os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa, e no uso dos poderes que lhe são conferidos pela cláusula 35.ª do Contrato de Gestão celebrado em 26 de julho de 2013 entre, por um lado o Estado e o conjunto de municípios referidos e por outro a então Águas do Noroeste, S. A., agora Águas do Norte S. A., veio requerer a declaração de utilidade pública, com carácter urgente, da expropriação de duas parcelas de terreno, identificadas no mapa de áreas e assinalada na planta de localização constantes do processo, localizadas na freguesia de Gôve, concelho de Baião.

Considerando que a Comissão de Parceria aprovou o Plano de Investimentos do Sistema de Águas da Região do Noroeste;

Considerando a licença de utilização dos recursos hídricos para rejeição de águas residuais, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente, a comunicação prévia para ocupação de área de Reserva Ecológica Nacional (REN) efetuada junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e o parecer favorável da Câmara Municipal de Baião, emitido nos termos do disposto no artigo 7.º do RJUE;

Considerando a urgência na tomada de posse administrativa das parcelas de terreno em causa, para a execução da empreitada em curso;

No exercício das competências que foram delegadas pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, na subalínea vi) da alínea c) do n.º 3 do Despacho 11198/2018, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 28 de novembro de 2018, considerando o artigo 1.º do Decreto-Lei 34.021, de 11 de outubro de 1944, e ao abrigo do disposto nos artigos 1.º, 10.º, n.º 1 do 13.º, n.º 1 do 14.º e 15.º do Código das Expropriações, aprovado pela Lei 168/99, de 18 de setembro, na sua redação atual e com os fundamentos de facto e de direito constantes da informação n.º I-DGT/2018/1498, de 14 de novembro, da Direção-Geral do Território, que faz parte integrante do processo instrutório:

1 - Declaro a utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação de duas parcelas de terreno identificadas no mapa de áreas e planta anexos ao presente despacho e que dele fazem parte integrante, necessárias à construção da Estação Elevatória de Gôve, na freguesia de Gôve, concelho de Baião.

2 - O mapa e a planta referidos no n.º 1 podem ser consultados na sede da Águas do Norte, S. A., na Rua D. Pedro de Castro, n.º 1 A, 5000-427 Vila Real, e na Direção-Geral do Território, sita na Rua Artilharia Um, n.º 107, 1099-052 Lisboa, nos termos previstos na Lei 26/2016, de 22 de agosto, que regula o acesso aos documentos administrativos e a sua reutilização.

3 - Os encargos com a expropriação são da responsabilidade da sociedade Águas do Norte, S. A.

4 de dezembro de 2018. - A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Maria Gomes de Oliveira Ramos.

Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal

EB 0119 Infraestruturas de Abastecimento de Água em Covelas e Gôve (Pedreda) e de Saneamento em Gôve - Baião

Estação Elevatória

Mapa de Áreas

(ver documento original)

311886316

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3555211.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-09-18 - Lei 168/99 - Assembleia da República

    Aprova, e publica em anexo, o Código das Expropriações.

  • Tem documento Em vigor 2016-08-22 - Lei 26/2016 - Assembleia da República

    Aprova o regime de acesso à informação administrativa e ambiental e de reutilização dos documentos administrativos, transpondo a Diretiva 2003/4/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de janeiro, e a Diretiva 2003/98/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de novembro

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda