Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 655/2018, de 3 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Concede a Medalha Naval de «Vasco da Gama» ao Doutor Raul Manuel Matias Moreira

Texto do documento

Portaria 655/2018

O Dr. Raul Manuel Matias Moreira é o Diretor de Filatelia dos CTT desde 2005, ano em que, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial e do Dia Nacional do Mar, a Marinha e os CTT se associaram no lançamento da série de selos subordinados ao tema "Modernização da Marinha de Guerra", retratando um submarino, um navio de patrulha oceânico, um navio hidrográfico e um navio polivalente logístico.

Dando corpo às suas próprias palavras: "Não é possível pensar em Portugal sem que a mente nos transporte de imediato para o ruído do mar e a vista das ondas" e "Desde sempre, ou quase sempre, que o Mar foi protagonista da filatelia portuguesa", o Dr. Raul Moreira tem vindo a demonstrar grande simpatia e recetividade às propostas de associação dos CTT a relevantes eventos da Marinha, usualmente com origem na Academia de Marinha e na Comissão Cultural de Marinha.

Enquanto Diretor de Filatelia dos CTT, a sua permanente disponibilidade e empenho estão bem patentes na emissão dos selos alusivos aos "Observatório Real de Marinha", em 2009, "50 Anos do Instituto Hidrográfico", em 2010, "50 anos da Escola de Fuzileiros", em 2011, "Navios Sagres e Creoula", em 2012, "Portugal na WWI- NRP Adamastor", em 2017, e, mais recentemente, "História da Navegação à Vela".

Quanto a outras importantes emissões filatélicas, a colaboração ainda tem sido mais intensa nos últimos anos, com a emissão dos postais inteiros relativos aos "50 anos da Reserva Naval", em 2008, "75 anos da Escola Naval", em 2011 e "150 anos do Clube Militar Naval", em 2016, tendo em 2017 ocorrido dois, os "700 anos do diploma régio em que D. Dinis outorgou o título de Almirante a Manuel Pessanha" e o "Centenário da Aviação Naval".

No corrente ano, em que já houve acolhimento, por parte dos CTT, para outras peças filatélicas, já ocorreram três emissões e novos inteiros postais, nomeadamente a "Evocação do Caça Minas Augusto de Castilho", os"120 anos do Aquário Vasco da Gama" e o "Centenário da Base Naval no Alfeite", e, mais recentemente, um sobrescrito com carimbo especial em Homenagem ao Comandante Estácio dos Reis.

Considerando que o lançamento de selos e postais inteiros são, desde sempre, um importante veículo de divulgação de cultura, permitindo num pequeno espaço passar mensagens e valores de grande relevância para o país e contribuindo para perenizar datas, eventos e figuras históricas, a associação da direção de filatelia dos CTT a eventos evocados pela Marinha tem constituído uma mais-valia para a Marinha e para Portugal, além de ser um motivo de regozijo para os colecionadores de todo o mundo.

Por tudo o que foi exposto e porque o Dr. Raul Moreira, enquanto Diretor de Filatelia dos CTT, tem sido um grande impulsionador desta virtuosa parceria, acolhendo as temáticas propostas, participando ativamente nos eventos e contribuindo para o brilho das celebrações e para a dignidade que a Marinha procura transmitir, e, por conseguinte, honrando e prestigiando quer a Marinha quer o país, o Chefe do Estado-Maior da Armada, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto 49 052, de 11 de junho de 1969, determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Dr. Raul Manuel Matias Moreira.

20-11-2018. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, António Maria Mendes Calado, Almirante.

311841109

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3541143.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-06-11 - Decreto 49052 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Cria a medalha naval de Vasco da Gama, destinada a recompensar actos meritórios ou serviços relevantes prestados no mar ou em actividades com ele relacionadas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-08-19 - Portaria 258/2019 - Educação

    Cria o Programa «Cuida-te +» e aprova o respetivo Regulamento

  • Tem documento Em vigor 2019-10-18 - Declaração de Retificação 53-A/2019 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    Retifica a Portaria n.º 258/2019, de 19 de agosto, da Educação, que cria o Programa «Cuida-te +» e aprova o respetivo Regulamento da Rede, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 157, de 19 de agosto de 2019

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda