A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 7454-A/2018, de 6 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Estabelece as áreas de interdição, em tempo real, da pesca da sardinha

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 7454-A/2018

O Despacho 7279-A/2018, de 31 de julho estabelece, no seu n.º 3, que através do despacho do membro do governo competente, pode ser encerrada a pesca dirigida à sardinha, em tempo real, por um período mínimo de 15 dias, para proteção dos juvenis, de acordo com recomendação específica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Tendo em atenção a relevância da proteção dos juvenis para potenciar a recuperação da biomassa sobretudo no caso dos pequenos pelágicos, num contexto de uma pesca responsável e dos princípios da sustentabilidade, parte integrante da Politica Comum de Pesca, ponderada a informação existente sobre áreas históricas de distribuição dos juvenis de sardinha, nas zonas até aos 20 m de profundidade, com o objetivo de garantir a proteção dessa fração do recurso, delimita-se agora três zonas a interditar à pesca dirigida à sardinha por um período de 15 dias.

A eficácia desta medida será avaliada de forma contínua, procedendo-se à manutenção ou revisão dos limites agora estabelecidos consoante a evolução dos resultados apurados.

Assim, nos termos do n.º 3 do Despacho 7279-A/2018, de 31 de julho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 146, no uso de competência delegada pela Ministra do Mar, pelo Despacho 3762/2017, de 26 de abril de 2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 86, de 4 de maio de 2017, ouvida a Comissão de Acompanhamento no âmbito do processo de gestão partilhada deste recurso, determino o seguinte:

1 - Entre as 00:00 horas do dia 6 de agosto e as 00:00 horas do dia 24 de agosto é proibida a captura, manutenção a bordo, descarga ou venda de sardinha capturada nas zonas definidas no anexo I ao presente despacho, que consta igualmente do mapa em anexo II, com qualquer arte de pesca.

2 - Tratando-se da pesca com arte de xávega, em derrogação ao previsto no artigo 7.º da Portaria 1102-F/2000, de 22 de novembro, a operação com arte xávega é interrompida por 24 horas se, num lance, for capturada sardinha.

3 - O IPMA ponderará a manutenção e avaliação da interdição temporária agora estabelecida, podendo ser revistas as áreas ou previstas novas áreas, por despacho do membro do Governo, a publicitar no sítio da internet da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

4 - O presente despacho produz efeitos a 5 de agosto de 2018.

3 de agosto de 2018. - O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário Nunes Portada.

ANEXO I

(a que se refere o n.º 1)

(ver documento original)

ANEXO II

(a que se refere o n.º 1)

(ver documento original)

311564479

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3425631.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2000-11-22 - Portaria 1102-F/2000 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Aprova o Regulamento da Pesca por Arte de Envolvente-Arrastante.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda