Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5849/2018, de 14 de Junho

Partilhar:

Sumário

Aceita a renúncia ao mandato do Professor Henrique Manuel Roque Nogueira Cabral e nomeia o Professor Henrique José de Barros Brito Queiroga para o Painel Científico da ENAAC 2020

Texto do documento

Despacho 5849/2018

A Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2015, de 30 de julho, é orientada pela visão de «Um país adaptado aos efeitos das alterações climáticas, através da contínua implementação de soluções baseadas no conhecimento técnico-científico e em boas práticas» e pelos objetivos de melhoria do conhecimento em matéria das alterações climáticas e seus impactes, de integração da adaptação em todas as políticas sectoriais e de implementação de medidas concretas.

O modelo de governação da ENAAC 2020 compreende um Grupo de Coordenação e um Painel Científico, para apoio e aconselhamento ao Grupo de Coordenação e aos trabalhos da Estratégia, bem como para acompanhamento da sua implementação e sugestão de melhorias, cabendo ao Grupo de Coordenação propor a sua constituição.

O Painel Científico da ENAAC 2020 foi constituído pelo Despacho 7877/2017, de 7 de setembro.

Considerando que o Professor Henrique Manuel Roque Nogueira Cabral renunciou ao seu mandato, por motivos pessoais, e que o Grupo de Coordenação da ENAAC 2020 considera necessário proceder à sua substituição, foi proposto designar como novo membro o Professor Henrique José de Barros Brito Queiroga, Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Assim, atento o disposto no n.º 6 do referido Despacho 7877/2017, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2.4.2 do Anexo III da Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2015, de 30 de julho:

1 - Aceito a renúncia ao mandato de membro do Painel Científico da ENAAC 2020 apresentada pelo Professor Henrique Manuel Roque Nogueira Cabral.

2 - Nomeio o Professor Henrique José de Barros Brito Queiroga para o Painel Científico da ENAAC 2020, cujo resumo biográfico é publicado em anexo ao presente despacho.

3 - Determino que a nomeação prevista no número anterior retroage os seus efeitos a 30 de agosto de 2017, data da nomeação dos restantes membros do Painel Científico da ENAAC 2020, e que vigora pelo prazo de três anos a contar dessa data.

4 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

4 de junho de 2018. - O Ministro do Ambiente, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes.

ANEXO

Henrique José de Barros Brito Queiroga (Professor)

Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro

Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde leciona Ecologia Marinha e Estuarina, Oceanografia Biológica e outras disciplinas na área das Ciências do Mar. Coordenador do Grupo de Investigação em Ecologia Marinha e Estuarina e membro da Direção do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar durante vários anos. Diretor do programa doutoral internacional FCT em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do'Mar), e do programa doutoral Erasmus Mundus em Ciências do Mar (MARES).

Coordenador da candidatura da Reserva Natural das Berlengas a Reserva da Biosfera Mundial (UNESCO, Programa Homem e Biosfera). Membro do International Advisory Board do Coastal Research and Planning Institute (Klaipeda, Lituânia). Referee de projetos submetidos à National Science Foundation, Coastal Environment Quality Initiative e International Foundation for Science. Investigador principal ou membro da equipa de vários projetos nacionais e internacionais. Editor de 1 livro e autor de 70 artigos em revistas internacionais na área da Ecologia Marinha. Orientador ou coorientador de 7 investigadores de pós-doutoramento, 16 alunos de doutoramento, 17 alunos de mestrado e 16 teses ou estágios de licenciatura. Referee de várias revistas internacionais nas áreas da Zoologia e da Ecologia Marinha, e membro das comissões de organização ou científicas de 11 conferências e workshops internacionais.

Atualmente, os principais interesses de investigação relacionam-se com os processos de dispersão e recrutamento de larvas de invertebrados marinhos, incluindo a interação do comportamento das larvas com o forçamento oceanográfico e atmosférico, utilizando diversas ferramentas entre as quais técnicas moleculares e a modelação numérica dos processos de dispersão e recrutamento. Esta investigação é relevante para compreender a dinâmica populacional destas espécies, e para a implementação e gestão de Áreas Marinhas Protegidas.

Desenvolve ainda trabalhos de modelação de processos ecológicos e biogeofísicos em ambientes estuarinos e costeiros. Outros interesses de investigação consistem no desenvolvimento de metodologias para a quantificação da produção de atividades de mariscagem em águas costeiras, e ainda a avaliação e a valorização dos serviços de ecossistemas marinhos.

311402161

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3368662.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda