Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 63/2016, de 13 de setembro, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia, a ministrar pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 63/2016, de 13 de setembro, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho 7240/2016, de 2 de junho:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.
2 de abril de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
2 - Curso técnico superior profissional
T413 - Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia
3 - Número de registo
R/Cr 14/2018
4 - Área de educação e formação
481 - Ciências informáticas
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Analisar, desenhar, implementar e avaliar produtos multimédia e videojogos, com recurso às tecnologias específicas para o efeito, nas diversas vertentes das mesmas, nomeadamente computadores pessoais, web e dispositivos móveis.
5.2 - Atividades principais
a) Adaptar aplicações existentes e respetivos conteúdos para plataformas alternativas;
b) Implementar produtos multimédia (multimédia interativa, e-learning, realidade virtual, realidade aumentada, entre outros;
c) Implementar videojogos integrando recursos diversos, internos ou externos à organização;
d) Produzir conteúdos, game assets e elementos multimédia (texturas, clips de áudio e vídeo, modelos 3D, entre outros;
e) Testar videojogos e aplicações multimédia e produzir a respetiva documentação;
f) Integrar e colaborar com equipas de programação de videojogos.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão;
b) Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional;
c) Conhecimentos fundamentais sobre criação e edição de game assets, nomeadamente conteúdos audiovisuais e modelos 3D;
d) Conhecimentos fundamentais sobre o modelo de organização de empresas, tipologia, estrutura organizacional e funções de gestão;
e) Conhecimentos abrangentes das principais técnicas e metodologias relacionadas com processos de game design;
f) Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação;
g) Conhecimentos especializados de Application Programming Interface gráficas e motores de desenvolvimento de jogos;
h) Conhecimentos especializados das tecnologias para programação de videojogos computadores pessoais;
i) Conhecimentos especializados das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para a web;
j) Conhecimentos especializados das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para dispositivos móveis.
6.2 - Aptidões
a) Analisar, desenhar e apresentar mockup, ideias, conceitos e mecânicas relativas à criação de novas aplicações multimédia e videojogos;
b) Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos;
c) Comunicar e interpretar a documentação técnica em língua inglesa;
d) Criar texturas, clips de áudio, modelos tridimensionais e outros recursos utilizando ferramentas de autor para o efeito;
e) Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia;
f) Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para a internet e ou web, tendo em conta os requisitos deste tipo de arquitetura;
g) Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as características de hardware e sistemas operativos existentes;
h) Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para dispositivos móveis, tendo em conta as limitações físicas da interação com os mesmos e tirando partido dos sensores que estes possuem;
i) Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e ou Application Programming Interface;
j) Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação nos projetos em que participe.
6.3 - Atitudes
a) Demonstrar capacidade de adaptação a novos desafios tecnológicos;
b) Demonstrar capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade;
c) Demonstrar capacidade de trabalho de forma autónoma, individualmente ou em equipa, assumindo uma postura colaborativa e assertiva;
d) Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis;
e) Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas técnicas e institucionais.
7 - Áreas relevantes para o ingresso no curso:
Matemática
8 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso
2018-2019
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
(ver documento original)
10 - Estrutura curricular
(ver documento original)
11 - Plano de estudos
(ver documento original)
311271517