A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5151/2018, de 23 de Maio

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 99/2018, Série II de 2018-05-23.
  • Data:
  • Documento na página oficial do DRE
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Estabelece a composição e o funcionamento do Grupo de Coordenação do Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal: Liderar a Transição (PAEC)

Texto do documento

Despacho 5151/2018

O Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal: Liderar a Transição (PAEC), foi aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 190-A/2017, de 11 de dezembro.

A economia circular, preconizada no Programa do XXI Governo Constitucional, é um conceito estratégico que visa promover a eficiência e a produtividade material da economia, substituindo o conceito de «fim-de-vida» da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, regenerador de recursos e dos serviços ambientais subjacentes. Deste modo, é promovida a dissociação entre o desenvolvimento económico e a extração de matérias-primas e a produção de resíduos.

Considerando que, nos termos do n.º 4 e do n.º 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 190-A/2017, é determinada a criação do Grupo de Coordenação do PAEC, e previstas as competências associadas, com vista a disseminar os princípios de economia circular nas políticas governamentais, promover e facilitar a execução das orientações constantes do PAEC e garantir a articulação e contributo nacional para as medidas constantes do Plano de Ação para a Economia Circular da União Europeia.

Considerando que é necessário estabelecer a composição e o funcionamento do Grupo de Coordenação do PAEC.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 6 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 190-A/2017, de 11 de dezembro, determina-se o seguinte:

1 - São designados para o Grupo de Coordenação do PAEC pelos membros do Governo das respetivas áreas:

a) Luís Janela, em representação dos Assuntos Europeus;

b) Rui Sousa Dias, em representação dos Assuntos Fiscais;

c) Filipa Isabel Mourão da Fonseca, em representação das Autarquias Locais;

d) Fausto Freire, em representação da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;

e) Ana Isabel Pereira Guerreiro, em representação da Saúde;

f) Romeu Costa Reis, em representação do Planeamento e Infraestruturas;

g) Celeste Amorim Varum, em representação da Economia, que coordena, em conjunto com a representante do Ambiente;

h) Ana Sofia Vaz, em representação do Ambiente, que coordena, em conjunto com a representante da Economia;

i) Eduardo Diniz, em representação da Agricultura e Alimentação;

j) Fernando Vale, em representação das Florestas e Desenvolvimento Rural;

k) Marisa Silva, em representação do Mar.

2 - Os membros do Grupo de Coordenação do PAEC exercem funções pelo período de três anos, terminando o respetivo mandato no final de 2020.

3 - Os membros do Grupo de Coordenação do PAEC podem ser reconduzidos, por despacho nos termos do número anterior.

4 - A participação no Grupo de Coordenação do PAEC não confere o direito a qualquer prestação, independentemente da respetiva natureza, designadamente a título de remuneração, compensação, subsídio, senhas de presença ou ajudas de custo.

5 - O Grupo de Coordenação pode solicitar a colaboração ou proceder à consulta das entidades relevantes para o objetivo do trabalho a desenvolver, no âmbito das competências que lhe são atribuídas pelo n.º 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 190-A/2017.

6 - Compete à Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., o apoio administrativo e logístico ao Grupo de Coordenação do PAEC.

7 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua publicação.

10 de abril de 2018. - O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor. - 11 de abril de 2018. - O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. - 11 de abril de 2018. - O Ministro da Economia, Manuel de Herédia Caldeira Cabral. - 16 de maio de 2018. - O Ministro do Ambiente, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes. - 11 de abril de 2018. - A Ministra do Mar, Ana Paula Mendes Vitorino. - 12 de abril de 2018. - A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Baptista Grade Zacarias. - 12 de abril de 2018. - O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Manuel Veiga dos Santos Mendonça Mendes. - 26 de abril de 2018. - O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel. - 26 de abril de 2018. - O Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Ângelo Nelson Rosário de Souza. - 27 de abril de 2018. - O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. - 15 de maio de 2018. - O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Pisoeiro de Freitas.

311355328

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3347648.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda