Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 187/2018, de 18 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor e condecoração com Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, ao Major-General Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva

Texto do documento

Louvor 187/2018

Dando pública expressão ao profundo reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo o Major-General (2150003) Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva pela forma notável como tem cumprido as variadas missões que lhe têm sido atribuídas e pela forma como tem vindo a prestigiar a Guarda Nacional Republicana e o País que serve.

Oficial general distinto, revelador de nobreza de caráter e notável espírito de missão, sempre se evidenciou pelas excecionais virtudes militares, continuada afirmação da sua profunda competência profissional, abnegação, sólida vontade de bem servir e grande dedicação em serviço de segurança pública evidenciadas ao serviço da Guarda Nacional Republicana.

Assumindo as funções de Adjunto do Comandante Operacional desde a sua apresentação na Guarda Nacional Republicana, cargo que desempenhou de forma pragmática, com inexcedível competência, sentido do dever e provado esforço, sempre demonstrou permanente disponibilidade, reconhecida cultura geral e militar, patente no trabalho desenvolvido na preparação, planeamento, execução e coordenação da atividade operacional da Guarda. Através da incessante mobilização dos diversos órgãos do seu Comando Funcional para a resolução dos reais problemas do ponto de vista operacional, nunca perdeu de vista a orientação do esforço e das capacidades das unidades no sentido de antecipar e garantir respostas adequadas e oportunas às imensas solicitações que se colocam diariamente no cumprimento da tão abrangente missão da Guarda Nacional Republicana.

Perfeito conhecedor da instituição, do dispositivo operacional e da zona da ação, o Major-General Pires da Silva sempre procurou, com energia, permanente disponibilidade e arreigado espírito de bem servir, estabelecer uma relação de proximidade e de motivação dos comandos, subunidades e postos subordinados, acompanhando de perto e em permanência a atividade operacional e os efetivos colocados no terreno, bem como através do acompanhamento próximo e presença assídua nas operações mais complexas levadas a cabo pela Guarda Nacional Republicana.

Fruto das suas reconhecidas qualidades e competência profissional, foi nomeado Comandante da Operação «Centenário», que tinha por objetivo garantir a segurança durante a visita de Sua Santidade o Papa Francisco ao Santuário de Fátima, por altura da peregrinação aniversária dos 100 anos das aparições. O sucesso da missão, ao qual o comandante da operação não é alheio, foi alicerçado em minuciosos estudos de informações, num cuidado e rigoroso planeamento e numa ainda mais eficaz execução das medidas e ações programadas, que, para além de terem permitido alcançar os objetivos preconizados, permitiram ainda a projeção da imagem e prestígio da Guarda perante a Sociedade Civil e perante as demais instituições participantes nesta Operação.

Para além do seu envolvimento nas atividades diretamente relacionadas com a atividade operacional da Guarda, importa ainda realçar que, aliado aos excelentes conhecimentos de que é detentor no âmbito das novas tecnologias de informação e comunicação, o Major-General Pires da Silva se envolveu com particular entusiasmo no desenvolvimento e implementação dos diversos sistemas de informação de gestão e apoio operacional que, com a sua persistência, abnegação, reconhecido mérito e clara perceção dos objetivos institucionais, permitiu reforçar o seu desenvolvimento, bem como perspetivar a sua evolução e a interoperabilidade com outros sistemas, quer internos quer externos à instituição, contribuindo de forma decisiva para impulsionar a administração eletrónica como ferramenta essencial para o desenvolvimento da comunicação interna e, não menos importante, como ferramenta de comunicação e interação com o cidadão e os demais stakeholders, em total sintonia com as principais linhas de orientação estratégica para as tecnologias de informação e comunicação, integradas na Estratégia da Guarda 2020 - Uma Estratégia para o Futuro.

Pelo notável conjunto de atributos pessoais, militares e profissionais reiteradamente evidenciados, torna-se justo enaltecer o precioso e significativo contributo do Major-General Pires da Silva para a afirmação da Guarda como uma força eficiente e prestigiada, e manifestar-lhe o meu reconhecimento pela lealdade, coragem e bravura, de que deu provas no cumprimento das missões a seu cargo, classificando os serviços por si prestados à Guarda Nacional Republicana e a Portugal como extraordinariamente importantes e distintos.

Assim, ao abrigo dos artigos 7.º e 9.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, condecorar o Major-General (2150003) Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva com Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro.

8 de maio de 2018. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.

311331619

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3343179.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda