Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4548/2018, de 9 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concede a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural a José Alberto Guerreiro dos Santos, em reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados e pelo seu valioso e excecional contributo em prol da agricultura e do mundo rural

Texto do documento

Despacho 4548/2018

Criada em 1999, a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural visa reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento e valorização da agricultura nacional.

José Alberto Guerreiro dos Santos licenciou-se em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia em 1967.

Exerceu, com zelo e abnegação, altos cargos na Administração Pública, designadamente os de Diretor Regional de Agricultura do Algarve, Diretor-Geral de Agricultura, Diretor-Geral de Planeamento e Agricultura entre 1986 e 1992, e ainda Presidente do Instituto de Estruturas Agrárias e Desenvolvimento Rural entre 1993 e 1995. Distinguiu-se como membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Participou igualmente na área da fiscalização, integrando a Comissão de Fiscalização do Instituto Nacional de Garantia Agrícola e o Conselho Fiscal da Empresa Pública de Aquisição de Cereais, SA.

Na área da docência, Guerreiro dos Santos partilhou o seu conhecimento e experiência como Professor Convidado na Universidade do Algarve e como Regente da cadeira de Economia e Política Agrícola na Universidade Independente.

É detentor de uma experiência multifacetada na atividade empresarial, da qual se releva o desempenho de altos cargos de Direção em diversas empresas privadas do setor.

No âmbito da Sociedade Civil, e com uma intrínseca ligação à atividade socioprofissional que tem desempenhado, destacam-se o exercício dos cargos de Presidente da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal e de Presidente da Assembleia Geral da Adega Cooperativa de Borba, CRL, sendo ainda membro da Associação Portuguesa de Horticultura e do Conselho Consultivo da Confederação dos Agricultores de Portugal.

É membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e integra a Comissão de Avaliação e Qualificação da Ordem dos Engenheiros.

Assim, ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º da Portaria 294-A/2016, de 25 de novembro, que estabelece o regime de atribuição da Medalha de Honra, concedo a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural a José Alberto Guerreiro dos Santos, em reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados e pelo seu valioso e excecional contributo em prol da agricultura e do mundo rural.

24 de abril de 2018. - O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos.

311304176

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3331678.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda