A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 181/84, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Descongela a admissão para os quadros de pessoal dos organismos portuários a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 247/79, de 25 de Julho.

Texto do documento

Despacho Normativo 181/84
Os organismos portuários a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 247/79, de 25 de Julho, abrangem os organismos gestores de portos (administrações-gerais portuárias e juntas autónomas portuárias) e a Direcção-Geral de Portos.

Contrariamente ao que sucede com a maior parte dos departamentos da Administração Pública, onde se verificou a inflação galopante em matéria de pessoal, nos organismos gestores de portos há hoje menos funcionários e agentes que há 10 anos atrás e na Direcção-Geral de Portos o quadro actual não acompanhou o acréscimo de responsabilidades e atribuições que lhe foram cometidas durante o mesmo período, designadamente através do Decreto-Lei 229/82, de 16 de Junho.

A existência de vagas nos quadros de pessoal origina o não funcionamento de equipamento valioso e a diminuição da capacidade dos serviços ou o recurso insustentável a trabalho extraordinário. E não é demais acrescentar que se trata de um sector vital da economia, uma vez que a resposta deficiente do mesmo afecta imediatamente a indústria, o comércio e até, em alguma medida, a agricultura.

Considerando que o sector portuário faz apelo, em proporção elevada, a pessoal especializado que é difícil encontrar em qualquer outro domínio da Administração Pública, impõe-se alargar o âmbito do recrutamento, para admissão em lugares dos quadros, também a indivíduos não vinculados à referida Administração Pública, quando se verifique, de todo em todo, a inexistência de candidatos já vinculados à mesma.

Nestes termos:
Determina-se, ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 166/82, de 10 de Maio, mantido em vigor pelo n.º 1 do artigo 40.º do Decreto-Lei 41/84, de 3 de Fevereiro, o seguinte:

(ver documento original)
1 - Considera-se descongelada a admissão para os quadros de pessoal dos organismos portuários a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 247/79, de 25 de Julho, da forma a seguir indicada.

2 - O recrutamento de pessoal para as categorias correspondentes ao quadro que faz parte integrante do presente despacho normativo far-se-á de entre indivíduos vinculados e não vinculados à função pública, dando-se preferência absoluta na admissão aos candidatos aprovados que já possuam o referido vínculo.

3 - Considera-se genérica e antecipadamente concedida a autorização ministerial prevista nos n.os 1 e 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei 166/82, de 10 de Maio, relativamente aos lugares referidos no n.º 1 do presente despacho, até que estes venham a estar totalmente preenchidos.

4 - A quota prevista nos artigos 12.º, 13.º e 40.º do Decreto-Lei 41/84, de 3 de Fevereiro, a atribuir no ano de 1985 ao Ministério do Mar garantirá a concretização da admissão dos lugares descongelados no presente despacho que não hajam sido preenchidos até 31 de Dezembro de 1984.

Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e do Mar, 30 de Dezembro de 1984. - O Primeiro-Ministro, Mário Soares. - O Vice-Primeiro-Ministro, Carlos Alberto da Mota Pinto. - Pelo Ministro de Estado, José Anselmo Dias Rodrigues, Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado. - Pelo Ministro das Finanças e do Plano, Alípio Barrosa Pereira Dias, Secretário de Estado do Orçamento. - O Ministro do Mar, Carlos Montez Melancia.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/33024.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-07-25 - Decreto-Lei 247/79 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado da Marinha Mercante

    Aprova o estatuto laboral das administrações e juntas portuárias.

  • Tem documento Em vigor 1982-05-10 - Decreto-Lei 166/82 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Administração Interna e da Reforma Administrativa

    Restringe a admissão de pessoal na função pública e estabelece medidas atientes ao seu descongestionamento.

  • Tem documento Em vigor 1982-06-16 - Decreto-Lei 229/82 - Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes - Secretaria de Estado dos Transportes Exteriores e Comunicações - Direcção-Geral de Portos

    Reestrutura os serviços da Direcção-Geral de Portos.

  • Tem documento Em vigor 1984-02-03 - Decreto-Lei 41/84 - Presidência do Conselho de Ministros

    Simplifica o processo de apresentação e apreciação de diplomas relacionados com estruturas orgânicas e quadros de pessoal e aprova instrumentos de mobilidade nos serviços da Administração Pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda