Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 146/2018, de 28 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha Naval de Vasco da Gama ao Capitão-de-Mar-e-Guerra RES António José Duarte Costa Canas

Texto do documento

Portaria 146/2018

O Capitão-de-mar-e-guerra na reserva António José Duarte Costa Canas é um oficial de Marinha licenciado, mestrado e finalmente doutorado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Universidade de Lisboa. Tem uma carreira diversificada, de que se destacam a forte ligação às áreas da formação e da cultura. Hoje na reserva, e em paralelo com as muito significativas atividades académicas, editoriais e de participação em inúmeras conferências e ações de divulgação junto da comunidade escolar, na divulgação da Marinha e da cultura marítima, é professor na Escola Naval do mestrado e do doutoramento em História Marítima, numa bem-sucedida parceria com a Universidade de Lisboa, e, ainda, professor de Navegação.

O Comandante Costa Canas, membro da Comissão de Redação dos anais do Clube Militar Naval e membro emérito da Academia de Marinha, é um estudioso e entusiasta da História de Portugal, da História da Marinha, dos marinheiros e das relações dos portugueses com o Mar, às quais tem dedicado uma parte relevante da sua carreira e da sua vida. Tem um vasto currículo, de que se salienta uma passagem pelo Museu de Marinha como diretor, funções como oficial da classe de Marinha na esquadra de superfície e nos submarinos, a par de uma atividade intensa com a participação e realização de inúmeras conferências, no país e no estrangeiro e a condução de investigação histórico-científica.

O seu prolifico empenho na compreensão da essência marinheira dos Portugueses, trazendo à luz do dia fatos e feitos dessa rica e prestigiada História, representa um valioso contributo para a divulgação e conhecimento generalizado da história da Marinha e dos muitos portugueses que ajudaram a construir os seus 700 anos de intensa e distinta existência, este ano assinalados, ao serviço de Portugal.

Assim, e porque é justo reconhecer o muito do tempo e do saber que o Capitão-de-mar-e-guerra na reserva António Costa Canas tem dedicado à investigação, narração histórica e da historiografia, bem como a relevância do trabalho daí resultante, que em muito tem contribuído para o conhecimento, a divulgação e o prestígio da Marinha nos planos cultural e científico, é com muita satisfação que, nos termos do disposto no artigo 3.º do Decreto 49 052, 11 de junho de 1969, determino:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Capitão-de-mar-e-guerra RES António José Duarte Costa Canas.

31-01-2018. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, António Silva Ribeiro, Almirante.

311150308

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3258667.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-06-11 - Decreto 49052 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Cria a medalha naval de Vasco da Gama, destinada a recompensar actos meritórios ou serviços relevantes prestados no mar ou em actividades com ele relacionadas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda