Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 1909/2018, de 12 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Regista a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa (Porto)

Texto do documento

Aviso 1909/2018

Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 63/2016, de 13 de setembro, que por despacho do Diretor-Geral do Ensino Superior de 26 de julho de 2016, proferido, ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa (Porto).

26 de janeiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Estabelecimento de ensino superior

Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa (Porto)

2 - Curso técnico superior profissional

T136 - Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

3 - Número de registo

R/Cr 43/2016

4 - Área de educação e formação

481 - Ciências Informáticas

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Gerir as aplicações para os dispositivos móveis, bem como programar interfaces aplicacionais, utilizando as linguagens para as aplicações nativas de cada plataforma (Android, iOS e Windows Phone).

5.2 - Atividades principais

a) Desenhar interfaces aplicacionais para dispositivos móveis;

b) Gerir problemas com complexidade variável, de modo a caracterizar o contexto de desenvolvimento de dispositivos móveis;

c) Adaptar diferentes tecnologias multimédia (áudio, vídeo e animação gráfica) face às características de cada dispositivo;

d) Integrar o desenho aplicacional nas frameworks de desenvolvimento disponibilizadas por cada uma das principais plataformas móveis que atualmente dominam o mercado (Android, iOS e Windows Phone);

e) Programar aplicações nativas de cada plataforma;

f) Projetar o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, nomeadamente no que concerne ao desenho técnico do sistema;

g) Implementar aplicações de dispositivos móveis nas diferentes plataformas;

h) Gerir o software para aplicações de dispositivos móveis;

i) Gerir as áreas e o tipo de aplicações que podem permitir a maximização dos níveis de eficiência através da utilização de dispositivos móveis.

6 - Referencial de competências

6.1 - Conhecimentos

a) Conhecimentos abrangentes da comunicação escrita e oral;

b) Conhecimentos abrangentes da língua inglesa;

c) Conhecimentos abrangentes de matemática (lógica, teoria dos conjuntos, álgebra de boole, grafos, matrizes, operações com bases);

d) Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo e de gestão empresarial;

e) Conhecimentos especializados de design das interfaces das aplicações móveis de cada plataforma;

f) Conhecimentos especializados das principais tecnologias multimédia, designadamente ao nível dos codecs de áudio e vídeo e a sua aplicação nas várias plataformas;

g) Conhecimentos especializados de programação, em linguagem JAVA, Objective C, SWIFT e C#;

h) Conhecimentos especializados de desenho de bases de dados para as diferentes plataformas;

i) Conhecimentos especializados de protocolos TCP-IP;

j) Conhecimentos especializados da metodologia de programação orientada por objetos;

k) Conhecimentos especializados da arquitetura dos sistemas operativos utilizados nos dispositivos móveis;

l) Conhecimentos abrangentes das técnicas de realidade aumentada;

m) Conhecimentos abrangentes da interação visual e ergonómica em dispositivos móveis;

n) Conhecimentos especializados do controlo das técnicas da acessibilidade e usabilidade em ambientes móveis;

o) Conhecimentos abrangentes da ilustração digital;

p) Conhecimentos especializados das técnicas de design e web design para as várias opções de publicação online dos projetos;

q) Conhecimentos especializados da arquitetura de informação, jogabilidade, (gameplay), das personagens, ambientes e texturas híbridas: visuais e sonoras e das ações e mecânicas de jogo versus sistema emergente.

6.2 - Aptidões

a) Elaborar documentos de especificação de requisitos;

b) Elaborar documentos de especificação técnica;

c) Elaborar e avaliar projetos de trabalho;

d) Selecionar e aplicar técnicas de desenvolvimento de dispositivos móveis;

e) Aplicar diferentes tecnologias para desenvolvimento de aplicações de dispositivos móveis;

f) Desenvolver aplicações que respeitem os princípios fundamentais da interação visual;

g) Identificar e selecionar modelos de arquiteturas com vista à criação de soluções de comunicação entre computadores ou serviços;

h) Criar e aplicar "arte gráfica" para dispositivos móveis;

i) Aplicar regras que respeitem os princípios fundamentais da interação visual;

j) Avaliar a usabilidade de interfaces de aplicações de dispositivos móveis;

k) Desenvolver aplicações para Android, iOS e Windows 8.1.

6.3 - Atitudes

a) Demonstrar capacidade de autonomia e iniciativa;

b) Demonstrar elevada capacidade de organização de trabalho;

c) Demonstrar capacidade de avaliação de propostas e de implementações;

d) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;

e) Demonstrar elevada capacidade de trabalho em grupos multidisciplinares;

f) Demonstrar capacidade de relacionamento intercultural;

g) Adaptar-se ao meio social e económico envolvente;

h) Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias;

i) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, nomeadamente ao nível da gestão de conflitos e da motivação;

j) Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico;

k) Demonstrar capacidade de gestão do tempo;

l) Demonstrar iniciativa na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas.

7 - Estrutura curricular

(ver documento original)

8 - Áreas relevantes para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março)

O seguinte conjunto de áreas:

Informática

Matemática

9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos

(ver documento original)

10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso

2016-2017

11 - Plano de estudos

(ver documento original)

311098834

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3242177.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2014-03-18 - Decreto-Lei 43/2014 - Ministério da Educação e Ciência

    Procede à criação e regulamentação de um ciclo de estudos superiores não conferente de grau académico, no âmbito do ensino politécnico, e determina a criação e composição de uma comissão de acompanhamento dos cursos técnicos superiores profissionais.

  • Tem documento Em vigor 2016-09-13 - Decreto-Lei 63/2016 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Cria o diploma de técnico superior profissional e procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda