Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 63/2016, de 13 de setembro, que, por despacho de 8 de julho de 2015, do Diretor-Geral do Ensino Superior, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Design Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar.
25 de janeiro de 2018 - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior
Instituto Politécnico de Tomar - Escola Superior de Tecnologia de Tomar
2 - Curso técnico superior profissional
T175 - Design Multimédia
3 - Número de registo
R/Cr 166/2015
4 - Área de educação e formação
213 - Audiovisuais e Produção dos Media
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Conceber, executar e desenvolver, planear e elaborar soluções otimizadas de design multimédia.
5.2 - Atividades principais
a) Elaborar e conceber soluções técnicas de comunicação e informação multimédia;
b) Elaborar conteúdos de design multimédia interativos distribuídos por intranets e internet;
c) Elaborar projetos de animação em 2D e 3D;
d) Planear sítios web, tendo em conta as estratégias desenvolvidas pelos especialistas na área do marketing digital;
e) Elaborar projetos utilizando as tecnologias de edição de áudio e vídeo;
f) Coordenar a execução dos produtos multimédia, por forma a garantir a maior qualidade possível;
g) Elaborar estratégias para otimização dos negócios;
h) Coordenar e implementar ideias de negócios na área comunicação multimédia.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos abrangentes sobre análise matemática, trigonometria e estatística;
b) Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa;
c) Conhecimentos abrangentes de língua inglesa;
d) Conhecimentos abrangentes de ergonomia do trabalho;
e) Conhecimentos abrangentes sobre economia e empreendedorismo;
f) Conhecimentos especializados de marketing digital;
g) Conhecimentos fundamentais de história da arte e teoria do design;
h) Conhecimentos especializados em tecnologias audiovisuais: equipamentos, captação, edição e pós-produção;
i) Conhecimentos especializados em interfaces de software: de desenho vetorial, de manipulação de imagens, em paginação digital e em animação 2 e 3D;
j) Conhecimentos abrangentes em comunicação discursiva, visual, gráfica, tipográfica e organização do layout digital;
k) Conhecimentos especializados em metodologias de design e de designing;
l) Conhecimentos abrangentes sobre planeamento e metodologia do projeto multimédia;
m) Conhecimentos especializados em design multimédia;
n) Conhecimentos abrangentes em avaliação de produtos multimédia;
o) Conhecimentos especializados em linguagens de programação: Html 5.0; CSS; Java e ActionScript.
6.2 - Aptidões
a) Analisar dados de natureza estatística e matemática;
b) Implementar melhores práticas na produção de meios de comunicação multimédia, assentes nos conhecimentos de língua portuguesa;
c) Implementar melhores práticas na produção de meios de comunicação multimédia, assentes nos conhecimentos de língua inglesa;
d) Aplicar as regras de utilização ergonómica dos equipamentos;
e) Distinguir tipologias empresariais, elaborar planos de negócios e saber trabalhar em equipa;
f) Relacionar a função desempenhada pelo marketing digital no âmbito organizacional, empresarial e do projeto multimédia;
g) Propor projetos eficientes de design multimédia, respeitando as regras básicas do design e da sua teoria;
h) Propor soluções criativas de design multimédia, dotadas de áudio e de vídeo;
i) Propor projetos de comunicação multimédia eficientes, a partir do domínio dos softwares básicos para conceção deste tipo de projetos;
j) Desenvolver soluções para necessidades quotidianas, recorrendo à multimédia;
k) Aplicar metodologias de design;
l) Avaliar as opções criativas durante o processo projetual;
m) Desenvolver projetos globais de multimédia;
n) Avaliar a usabilidade dos produtos multimédia concebidos;
o) Articular código ou programação com o projeto de design, através do domínio das linguagens Html, CSS, Java e ActionScript.
6.3 - Atitudes
a) Demonstrar autonomia na gestão de dados estatísticos e numéricos;
b) Demonstrar capacidade de interpretação e comunicação na língua materna;
c) Demonstrar capacidade de interpretação e comunicação na língua inglesa;
d) Demonstrar capacidade de organização e planeamento dos trabalhos e recursos humanos;
e) Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares;
f) Demonstrar capacidade para a resolução de problemas técnicos;
g) Demonstrar ética profissional e flexibilidade, adaptando-se às diferentes situações e contextos profissionais;
h) Demonstrar capacidade de iniciativa para encontrar solução(ões) para problemas imprevistos;
i) Demonstrar autonomia na tomada de decisão.
7 - Estrutura curricular
(ver documento original)
8 - Áreas relevantes para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março)
Uma das seguintes:
Desenho
Português
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
(ver documento original)
10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso
2015-2016
Plano de estudos
(ver documento original)
311096517