A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 349/2015, de 14 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Nomeação da licenciada Maria de Fátima Carvalho Miranda Pereira Gonçalves como Chefe de Divisão de Normalização de Processos e Planeamento, em regime de substituição

Texto do documento

Despacho 349/2015

Considerando que,

A Portaria 432-C/2012, de 31 de dezembro, veio estabelecer a estrutura orgânica nuclear da Direção -Geral do Orçamento e fixar o número máximo de unidades orgânicas flexíveis;

Pelo Despacho 2386/2013, de 5 de janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 12 de fevereiro, foi criada a Divisão de Normalização de Processos e Planeamento, que funciona na dependência do Gabinete de Estudos do Processo Orçamental;

O n.º 1 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 68/2013, de 29 de agosto, estabelece que os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição, em caso de vacatura de lugar;

O cargo de Chefe de Divisão de Normalização de Processos e Planeamento, do Gabinete de Estudos do Processo Orçamental, encontra-se vago e torna-se urgente garantir o normal funcionamento desta unidade orgânica.

Ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 68/2013, de 29 de agosto, e verificando-se todos os requisitos legais exigidos, nomeio, em regime de substituição, a licenciada Maria de Fátima Carvalho Miranda Pereira Gonçalves, do mapa de pessoal da DGO, para exercer o cargo de Chefe de Divisão de Normalização de Processos e Planeamento, do Gabinete de Estudos do Processo Orçamental, com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2015.

A nomeada possui o perfil, experiência e conhecimentos adequados à prossecução das atribuições e objetivos do serviço e é dotada da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta do respetivo currículo académico e profissional, anexo ao presente despacho.

31 de dezembro de 2014. - A Diretora-Geral, Manuela Proença.

Síntese curricular

Nome: Maria de Fátima Carvalho Miranda Pereira Gonçalves

Data de Nascimento: 13 de setembro de 1967

Habilitações Literárias e Profissionais: Licenciatura (pré-Bolonha) em Organização e Gestão de Empresas

Diploma de Especialização em Liderança e Gestão de Pessoas

Técnica Oficial de Contas

Formadora certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional e formação complementar em várias áreas, designadamente, na área da normalização de processos e planeamento.

Experiência Profissional:

2012/presente data: Técnica Superior na DGO.

2003/2012: Nomeada Diretora de Serviços de Administração Geral (DSAG) do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN).

2000/2003: Ingressa na Direção Geral do Orçamento (DGO), sendo destacada para o Secretariado Técnico da Comissão de Normalização Contabilística da Administração Pública (CNCAP).

1985/2000: Inicia a sua atividade profissional no Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI).

Participação em órgãos: (SIADAP) Membro do Conselho de Coordenação da Avaliação (CCA) do ITN e Presidente da Comissão de Fiscalização do Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional (ICCTI) do Ministério da Ciência e do Ensino Superior.

Participação em grupos de trabalho (GT), destacando-se o GT (DGO) para a Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso, o GT (DGO/DGAEP) para a avaliação dos modelos organizativos dos ministérios, prevista no artigo 32.º da Lei do Orçamento do Estado para 2014 (Lei 83-C/2013, de 31 de dezembro), o GT (DGO) para a reavaliação do Classificador Orgânico, o GT (DGO) para a revisão do Classificador Económico das Receitas e Despesas Públicas e o GT (DGO/Instituto de informática) para o desenvolvimento das aplicações informáticas SIC/POCP e CIBE.

Representante/Interlocutora: Representante do ITN, junto da Comissão Europeia, no âmbito do 7.º Programa Quadro; Interlocutora do ITN junto do CERN - Organisation Européenne pour la Recherche Nucléair, para questões financeiras relacionadas com contas de projetos de I&D; Apoio a auditorias externas (nacionais e comunitárias) realizadas a áreas do ITN; Interlocutora do ITN para a "Reforma da Administração Pública - Reavaliação dos Institutos Públicos", junto do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Ciência e Ensino Superior; Interlocutora da CNCAP junto do Grupo de Trabalho "SATAPOCAL".

Orientação de estágios: Orientação de estágio subordinado ao tema "Plano Oficial de Contabilidade Pública - POCP", com vista à inscrição do estagiário como Técnico Oficial de Contas, na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC); Orientação e treino, no ITN, de dois estagiários, no domínio da contabilidade pública e gestão de projetos I&D.

Coordenação e orientação de equipas e de trabalhos para a elaboração de documentos relacionados com o ciclo de gestão, designadamente, Plano/Relatório de Atividades, Proposta de Orçamento e Mapa de Pessoal; Plano/Relatório de Investimentos (PIDDAC); Plano/Relatório de Formação; QUAR - Quadro de Avaliação e Responsabilização e quadros do tipo "Tableaux de Bord" para as unidades orgânicas; Relatório de Avaliação de Desempenho (SIADAP1 e SIADAP2); Balanço Social; Processos de prestação de contas de periodicidade mensal e anual; Relatório e Contas.

Conceção/Implementação de aplicações/sistemas informáticos: Coordenação da implementação da aplicação informática SIAG-AP, integradora dos módulos: Gestão Orçamental; Processo de Despesa; Processo de Receita; Processo de Tesouraria; Produtos e Existências; Recursos Humanos e Gestão de Imobilizado, no ITN; Conceção da estrutura do site na internet da CNCAP; Coordenação da atualização e revisão de conteúdos do site na internet da CNCAP; Conceção e desenvolvimento de aplicação informática para gestão de projetos I&D, numa lógica de contabilidade por centros de resultados.

Monitorização de ações de formação profissional no domínio da contabilidade pública (orçamental e financeira) em vários Ministérios, na Direção-Geral do Orçamento (DGO) e em entidades externas.

208341204

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/321258.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-12-31 - Portaria 432-C/2012 - Ministério das Finanças

    Fixa a Estrutura nuclear da Direção-Geral do Orçamento.

  • Tem documento Em vigor 2013-08-29 - Lei 68/2013 - Assembleia da República

    Estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas.

  • Tem documento Em vigor 2013-12-31 - Lei 83-C/2013 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para o ano de 2014.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda