A Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, aprovada pela Lei 5/2007, de 16 de janeiro, admite o reconhecimento do interesse público de eventos desportivos, por despacho do membro do Governo responsável pela área do desporto.
Entre 7 e 8 de abril de 2018, realizar-se-á no Estádio Universitário de Lisboa a 10.ª edição do Portugal Rugby Youth Festival, que contará com a participação, em cerca de 300 jogos, de aproximadamente 80 equipas.
No total, entre jogadores, equipas técnicas, árbitros, elementos da organização, profissionais da comunicação social e público em geral, prevê-se o envolvimento de mais de 15000 participantes, sendo de realçar o facto de nesta edição haver quadros competitivos femininos.
Trata-se, pois, de um evento de referência do calendário internacional das categorias jovens da modalidade para o ano de 2018, cuja relevância desportiva tem sido cada vez mais reconhecida.
Nas 9 edições já realizadas, participaram sensivelmente 18000 jogadores, provenientes de mais de 12 países diferentes, o que é demonstrativo do impacto turístico e económico que este evento é capaz de gerar.
Ademais, o contacto com países com grande tradição no que ao rugby diz respeito é muito importante para o desenvolvimento da qualidade e do nível competitivo das equipas nacionais.
Por outro lado, estes eventos são fundamentais para atrair jovens para a prática de rugby, contribuindo para o desenvolvimento do desporto, em geral, e desta modalidade, em particular.
O Portugal Rugby Youth Festival tem tido igualmente uma relevante projeção mediática nacional e internacional, que se assume como elemento potenciador da afirmação do País enquanto local privilegiado para a realização de grandes eventos desportivos e da promoção além-fronteiras do seu património e natureza.
Este evento promove ainda a participação de instituições com projetos sociais que identificaram o rugby como fator de integração, como é o caso da Escolinha de Rugby da Galiza, da Associação Juvenil Lifeshaker e da Associação Cercar-te.
Com base no exposto, reconheço o interesse público do evento em apreço.
21 de dezembro de 2017. - O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo de Loureiro Rebelo.
311017647