A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11188/2014, de 4 de Setembro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 170/2014, Série II de 2014-09-04.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Confere um novo mandato ao Grupo de Trabalho para a Padronização, no âmbito do Sistema da Indústria Responsável (SIR), cuja composição, competências e funcionamento define.

Texto do documento

Despacho 11188/2014

Considerando o Decreto-Lei 169/2012, de 1 de agosto, que aprova o Sistema da Indústria Responsável (SIR), o qual regula o exercício da atividade industrial, a instalação e exploração de Zonas Empresariais Responsáveis (ZER), bem como o processo de acreditação de entidades no âmbito deste sistema;

Considerando que o SIR consagra que as entidades públicas que intervêm nos procedimentos nele previstos nas áreas do ambiente, da segurança e saúde no trabalho e da segurança alimentar devem, de forma progressiva e incremental, adotar condições técnicas padronizadas por tipos de atividade e ou operação que constitua objeto de autorização, licença ou parecer nas respetivas áreas de atuação, salvo se a especificidade da atividade ou operação em causa não for compatível com a padronização das condições de instalação ou exploração;

Considerando que nos termos do Despacho 14 209/2012, de 24 de outubro, publicado em DR 2.ª série, n.º 212, de 2 de novembro de 2012, foi criado o "Grupo de Trabalho para a Padronização", cujo mandato cessou em 31 de dezembro de 2013, do qual resultou a elaboração de diversos Títulos Padronizados Integrados por setores de atividade industrial e outros Referenciais Padronizados;

Considerando que, nos termos do número 2 do artigo 8.º do SIR, as condições técnicas padronizadas elaboradas no âmbito do Grupo de Trabalho para a Padronização foram aprovadas através do Despacho 11187/2014, de 4 de setembro;

Considerando que dada a visão integrada consagrada no SIR em matéria de prevenção e controlo de riscos industriais nos domínios do ambiente, da segurança alimentar e da segurança e saúde do trabalho, a elaboração de novas condições técnicas padronizadas aplicáveis a outros setores de atividade industrial deve resultar de um trabalho de cooperação envolvendo todas as entidades públicas com atribuições nas áreas técnicas objeto de padronização, determina-se que:

1. Tendo em vista a continuidade dos trabalhos de elaboração de condições técnicas padronizadas, é conferido um novo mandato ao Grupo de Trabalho para a Padronização.

2. O Grupo de Trabalho para a Padronização é composto pelos seguintes elementos, que são indicados pelas entidades que representam no prazo de cinco dias após a publicação deste despacho:

a) Um elemento a designar pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., que coordena;

b) Um elemento a designar pela Direção-Geral das Atividades Económicas;

c) Um elemento a designar pela Autoridade para as Condições de Trabalho;

d) Um elemento a designar pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.;

e) Um elemento a designar pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária;

f) Um elemento a designar pela Direção-Geral da Saúde;

g) Um elemento a designar pelo Instituto da Vinha e do Vinho, I.P..

3. Compete ao Grupo de Trabalho para a Padronização dar continuidade aos trabalhos de elaboração das condições técnicas padronizadas nos termos do disposto no artigo 8º do Decreto-Lei 169/2012, de 1 de agosto, que aprovou o Sistema da Indústria Responsável (SIR), bem como monitorizar a aplicação pela indústria das condições padronizadas existentes e proceder, se pertinente, à sua atualização face aos desenvolvimentos do progresso técnico e à evolução do quadro legal aplicável.

4. No prazo de vinte dias após a data de produção de efeitos do presente despacho, o Grupo de Trabalho para a Padronização elabora um calendário específico dos trabalhos a desenvolver no âmbito da padronização, atualização e monitorização, incluindo os âmbitos de atividade industrial e os prazos estimados para a realização das atividades.

5. O Grupo de Trabalho poderá requerer a colaboração ou proceder à consulta de outras entidades cuja intervenção considere necessária e relevante para a prossecução da respetiva atividade.

6. Salvo disposição em contrário, o Grupo de Trabalho cessa automaticamente o seu mandato no prazo de um ano contado da data de publicação do presente despacho, devendo, dentro desse prazo, concluir os trabalhos referidos no calendário previsto no ponto 4.

7. A participação no Grupo de Trabalho não confere aos participantes o direito a remuneração, compensações ou contrapartidas de qualquer espécie.

8. O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

11 de agosto de 2014. - O Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Pereira Gonçalves. - O Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Guilherme da Silva Lemos. - O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Santiago de Albuquerque. - O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Alexandre Nuno Vaz Baptista de Vieira e Brito. - O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Serra Leal da Costa. - O Secretário de Estado do Emprego, Octávio Félix de Oliveira.

208030456

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/319080.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-08-01 - Decreto-Lei 169/2012 - Ministério da Economia e do Emprego

    Cria o Sistema da Indústria Responsável, que regula o exercício da atividade industrial, a instalação e exploração de zonas empresariais responsáveis, bem como o processo de acreditação de entidades no âmbito deste Sistema.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda