Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 477/2017, de 18 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público o Solar da Quinta Velha do Hespanhol, incluindo o património móvel integrado, na Quinta do Hespanhol, Carreiras, União das Freguesias de Dois Portos e Runa, concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa

Texto do documento

Portaria 477/2017

O atual solar da Quinta do Hespanhol resulta da reconstrução, na segunda metade do século XVIII, de uma casa de origem bem mais remota, testemunhada ainda por parte de estruturas quatrocentistas conservadas no seu piso térreo, e por diversas cantarias de tipologia manuelina (complementadas por outras de cunho revivalista) e um elegante alpendre de feição italianizante, estes denunciando as obras sucessivas que terá sofrido no século XVI.

A génese da propriedade estará ligada à figura do italiano Filippo Pallastrelli, pai do navegador Bartolomeu Perestrelo, cuja linhagem e sucessão mantiveram fortes ligações à região de Torres Vedras, fazendo da Quinta do Hespanhol a mais antiga casa senhorial portuguesa continuamente habitada pela mesma linhagem.

Embora não esteja definitivamente comprovada, é ainda de realçar a invocada ligação desta família a Cristóvão Colombo que, segundo biografia apócrifa, teria casado com uma suposta filha de Bartolomeu Perestrelo, tema que tem constituído, ao longo dos séculos e até à atualidade, um dos mais fortes eixos simbólicos da história do solar.

A classificação do Solar da Quinta Velha do Hespanhol, incluindo o património móvel integrado, reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica e paisagística, à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva, e à sua importância do ponto de vista da investigação histórica ou científica.

Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, previstos no artigo 27.º da referida lei, de acordo com o disposto no Código do Procedimento Administrativo.

Assim:

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 28.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, manda o Governo, pelo Ministro da Cultura, o seguinte:

Artigo único

Classificação

É classificado como monumento de interesse público o Solar da Quinta Velha do Hespanhol, incluindo o património móvel integrado, na Quinta do Hespanhol, Carreiras, União das Freguesias de Dois Portos e Runa, concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

23 de novembro de 2017. - O Ministro da Cultura, Luís Filipe Carrilho de Castro Mendes.

ANEXO

(ver documento original)

310952815

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3186162.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda