Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 279/82, de 13 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Determina que sejam pagas pelo Instituto de Gestão e Estruturação Fundiária as importâncias comprovadamente em dívida aos proprietários por incumprimento do disposto nos Decretos-Leis n.os 407-B/75, de 30 de Julho, e 521/76, de 5 de Julho.

Texto do documento

407-B/75, de 30 de Julho e 521/76, de 5 de Julho.">Despacho Normativo 279/82
As alterações na posse útil dos prédios rústicos situados na zona de intervenção da reforma agrária traduziram-se, em matéria de exploração económica da floresta de sobro e subsequente comercialização da cortiça, na realização de numerosos negócios jurídicos, que, por completo, escaparam ao controle quer dos legais proprietários quer dos agentes da Administração.

As mais das vezes, tais negócios jurídicos revestiram forma de uma alienação pura e simples de cortiças amadias, a cuja tiragem os proprietários já haviam procedido, cortiças que foram vendidas pelas unidades colectivas de produção, regular ou irregularmente constituídas, com menosprezo dos direitos do Estado e dos anteriores proprietários.

A partir da publicação do Decreto-Lei 407-B/75, de 30 de Julho, procurou o Governo regulamentar e controlar a compra e venda de cortiça. Todavia, a sucessão de instrumentos normativos que, em termos temporais, se foi verificando, tendo por objecto a regulamentação de extracção e venda da cortiça, não contemplou nunca, por forma explícita, os casos atrás referidos. Daí que se mantenham situações que a mais elementar justiça obriga a cuidar.

A reparação integral das situações que por esta via se criaram não é possível senão no quadro de uma afectação significativa de recursos financeiros no âmbito da zona de intervenção da reforma agrária, que parece aconselhável seja realizada por via legislativa. Todavia, casos há que, ao abrigo da legislação em vigor, nomeadamente do Decreto-Lei 189-C/81, de 3 de Julho, alterado por rectificação pela Lei 26/82, de 23 de Setembro, podem de imediato ser contemplados.

Assim, para efeitos do disposto no n.º 2 da alínea b) do artigo 5.º e usando da faculdade concedida pelo artigo 11.º da Lei 26/82, de 23 de Setembro, o Ministro da Agricultura, Comércio e Pescas determina que:

1.º Sejam pagas pelo Instituto de Gestão e Estruturação Fundiária as importâncias comprovadamente em dívida aos proprietários por incumprimento do disposto nos Decretos-Leis 407-B/75, de 30 de Julho e 521/76, de 5 de Julho, sempre que mantenham a qualidade de exploradores directos de prédios rústicos situados na zona de intervenção da reforma agrária.

2.º A afectação das verbas referidas no número anterior se faça prioritariamente para amortização de débitos resultantes da exploração agrícola realizada após 30 de Julho de 1975 e, subsidiariamente, em pagamento directo pelo IGEF ou por entidade que o Ministro da Agricultura, Comércio e Pescas determinar.

3.º Os pagamentos directos serão condicionados a comprovada afectação a planos de investimento agrícola e estruturação fundiária, precedendo parecer favorável da Direcção Regional de Agricultura da área considerada.

Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas, 22 de Novembro de 1982. - O Ministro da Agricultura, Comércio e Pescas, Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/31728.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-07-30 - Decreto-Lei 407-B/75 - Ministério da Agricultura e Pescas

    Declara indisponível e submetida a contrôle estadual toda a produção de cortiça amadia extraída ou a extrair, nos termos usuais, na campanha de 1975.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-05 - Decreto-Lei 521/76 - Ministério da Agricultura e Pescas

    Aplica à produção de cortiça amadia nos anos de 1976 e seguintes as disposições estabelecidas no Decreto-Lei n.º 407-B/75, de 30 de Julho, que declara indisponível e submetida a contrôle estadual toda a produção de cortiça amadia extraída ou a extrair, nos termos usuais, na campanha de 1975.

  • Tem documento Em vigor 1981-07-03 - Decreto-Lei 189-C/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo

    Regulamenta as operações de extracção, comercialização e transporte de cortiça amadia de explorações agrícolas com montado de sobro situadas em prédios rústicos abrangidos pelas medidas previstas na Lei n.º 77/77, de 29 de Setembro.

  • Tem documento Em vigor 1982-09-23 - Lei 26/82 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 189-C/81, de 3 de Julho (extracção, comercialização e transporte de cortiça amadia).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda