Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 405/2017, de 3 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor e medalha de ouro de serviços distintos ao Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (COMETLIS)

Texto do documento

Louvor 405/2017

Louvo o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (COMETLIS) pela forma empenhada e competente como tem, ao longo dos seus 150 anos, garantido a segurança e proteção dos cidadãos e dos seus bens, em especial em eventos de grande dimensão nacional e internacional de âmbito político, social, cultural e desportivo, realizados na sua área de competência, com enorme impacto na imagem do País.

Constituindo-se como uma unidade da Polícia de Segurança Pública de referência nacional e internacional na aplicação operacional do conhecimento e doutrina inovadores no âmbito da segurança e ordem pública, tem o COMETLIS contribuído para a evolução de métodos e teorias da gestão e controlo de multidões em acontecimentos de grande dimensão onde as condições de segurança são determinantes.

Salientam-se assim os eventos desportivos, em particular os jogos de futebol de risco elevado, os concertos e festivais musicais, eventos sociais de dimensão internacional como a Web Summit, as cerimónias de âmbito político e reuniões promovidas por instituições nacionais e internacionais, e ainda as cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República Dr. Mário Soares. Estes eventos, que contaram com a presença de um elevado número de pessoas e uma alargada visibilidade para o País, exigiram ao COMETLIS um intenso e permanente empenhamento e disponibilidade de todas as suas subunidades territoriais, bem como capacidade de planeamento e de mobilização operacional que contribuíram decisivamente para que os mesmos decorressem com serenidade.

Tendo presente o contexto de risco, de imprevisibilidade e de condicionalismos de vária ordem, o desempenho dos polícias deste Comando tem sido determinante para criar e garantir as condições de segurança à realização dos mais variados acontecimentos, só possível face à capacidade de planeamento, organização, coesão, envolvimento e qualidades de bravura e coragem evidenciadas pelo seu efetivo.

Determinado a enfrentar os desafios no futuro e determinado na melhoria da qualidade do serviço prestado, tem apostado na ação dos seus polícias e dos meios que dispõe, para melhor responder às muitas necessidades da população, prosseguindo os programas especiais de proximidade, em particular os dirigidos às crianças, aos idosos, aos turistas, bem como aos estudantes e comerciantes.

Garantindo a segurança das instalações de embaixadas estrangeiras, dos edifícios onde funcionam os órgãos de soberania, de pontos e infraestruturas sensíveis, dos transportes, do Aeroporto Humberto Delgado, e de muitos outros locais, tem o COMETLIS marcado forte presença na vida diária da população da cidade, sendo um pilar essencial da segurança dos cidadãos e instituições da área de Lisboa.

Cumprindo com elevado profissionalismo as missões atribuídas à Polícia de Segurança Pública, este Comando tem sabido ser uma polícia, presente, empenhada, inovadora e empreendedora seguindo um cuidado planeamento e organização, e com dedicação e entrega ao serviço da segurança pública.

Cabe ainda reconhecer que a dedicação, profissionalismo e provado esforço, demonstrado pelos polícias do COMETLIS, tem sido um valioso contributo para os níveis de segurança reconhecidos a Portugal, e, apesar de enfrentar diariamente grandes desafios que põem à prova a capacidade e qualidade da sua intervenção, a sua ação tem sido de elevado mérito e prestígio para o País.

Por tudo o que foi referido, é de elementar justiça reconhecer que os serviços do Comando Metropolitano de Lisboa trouxeram honra e lustre para o País, devendo os seus serviços ser considerados relevantes, extraordinariamente importantes e distintos.

Nos termos dos artigos 7.º e 9.º, n.º 2, do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pela Ministra da Administração Interna, condecorar com a medalha de ouro de serviços distintos o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública.

17 de outubro de 2017. - A Ministra da Administração Interna, Maria Constança Dias Urbano de Sousa.

310869815

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3140160.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda