A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 164/82, de 6 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Determina o regime de cumprimento das obrigações militares dos indivíduos beneficiados pela amnistia decretada pela Lei n.º 17/82, de 2 de Julho.

Texto do documento

Despacho Normativo 164/82
Nos termos da alínea e) do artigo 3.º da Lei 17/82, de 2 de Julho, determina-se que seja observado o seguinte regime de cumprimento das obrigações militares por parte dos indivíduos beneficiados pela amnistia decretada por este diploma:

1 - Aqueles que, tendo sido incorporados, tenham já cumprido o tempo normal de serviço efectivo serão passados, desde já, à disponibilidade.

2 - Aqueles que, tendo sido incorporados, não tenham ainda completado o tempo normal de serviço efectivo continuam no cumprimento das suas obrigações, dentro do escalão a que foram destinados, passando à disponibilidade com o turno de incorporação da classe a que pertencem.

3 - Os indivíduos não incorporados que pertençam ao contingente em classificação no corrente ano ou a contingentes classificados em anos anteriores, com a idade de 29 anos completada no corrente ano ou inferior, dispõem, a partir da data do presente diploma, do prazo de 1 ano para regularizarem a sua situação militar nos distritos de recrutamento ou situação militar nos distritos de recrutamento ou unidades a que pertencem, ficando disponíveis para serem sujeitos às operações de classificação, se ainda não inspeccionados, ou de incorporação, se já inspeccionados e julgados aptos.

4 - Os indivíduos não incorporados pertencentes a contingentes classificados em anos anteriores, com a idade de 30 anos completada no corrente ano ou superior, dispõem de igual prazo para regularizarem a sua situação militar nos distritos de recrutamento ou unidades a que pertencem, sendo alistados na reserva territorial.

5 - Os indivíduos ausentes no estrangeiro em situação militar irregular e que já ali tivessem residência fixada à data de 10 de Maio do corrente ano dispõem, a partir da data do presente diploma, do prazo de 1 ano para, através dos respectivos consulados, requererem:

a) A concessão de adiamento das operações de classificação ou de incorporação, se tiverem a idade de 29 anos completada no corrente ano ou inferior, ficando abrangidos pelas disposições do artigo 25.º da Lei 2135, de 11 de Julho de 1968;

b) A dispensa das mesmas operações, nos termos das disposições legais referidas na alínea anterior e consequente alistamento na reserva territorial, se tiverem a idade de 30 anos completada no corrente ano ou superior.

6 - Manter-se-ão em situação militar irregular os indivíduos que a não regularizarem nos termos e prazos constantes do presente diploma.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 21 de Julho de 1982. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Interino e Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José Lemos Ferreira, general. - O Chefe do Estado-Maior da Armada, António Egídio de Sousa Leitão, almirante. - O Chefe do Estado-Maior do Exército, Amadeu Garcia dos Santos, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/31341.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1968-07-11 - Lei 2135 - Presidência da República

    Promulga a Lei do Serviço Militar.

  • Tem documento Em vigor 1982-07-02 - Lei 17/82 - Assembleia da República

    Amnistia várias infracções e concede o perdão a várias penas por ocasião da visita a Portugal do Sumo Pontífice.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda