Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 147/82, de 16 de Julho

Partilhar:

Sumário

Esclarece dúvidas sobre a aplicação de algumas disposições constantes do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro, que regula o estatuto das colectividades de utilidade pública.

Texto do documento

Despacho Normativo 147/82

Têm-se levantado dúvidas na aplicação de algumas disposições constantes do Decreto-Lei 460/77, de 7 de Novembro, às pessoas colectivas de utilidade pública administrativa constituídas nos termos do Código Administrativo e, no geral, às pessoas colectivas de direito privado constituídas antes da entrada em vigor do Código Civil.

Tais dúvidas respeitam, no essencial, à necessidade de efectivação do registo a que se referem os artigos 8.º e 14.º do Decreto-Lei 460/77, já que, para não abalar a natureza certificativa desse acto e a fidedignidade dos actos ou factos a ele sujeitos, importa dissipar quaisquer incertezas sobre a existência dessas entidades como sujeitos de direito e sobre os precisos termos em que se acham constituídas.

Visa-se, pois, esclarecer essas dúvidas de modo a remover as dificuldades práticas com que têm deparado inúmeras pessoas colectivas, as quais, por serem de constituição antiga, não dispõem já dos elementos necessários e suficientes ao próprio acto de registo.

Nestes termos, determino, ao abrigo da competência conferida pelo artigo 16.º do Decreto-Lei 460/77, de 7 de Novembro, o seguinte:

1 - As pessoas colectivas de utilidade pública administrativa constituídas nos termos dos artigos 440.º e 442.º do Código Administrativo devem, para os efeitos previstos no artigo 14.º, n.º 3, do Decreto-Lei 460/77, de 7 de Novembro, fazer prova do acto de constituição e apresentar cópia dos respectivos estatutos.

2 - Para esse efeito, deverá ser requerida certidão comprovativa do acto de constituição ao Ministro dos Assuntos Sociais ou ao competente governador civil, consoante se trate de associações de beneficência ou humanitárias.

3 - Quando se mostre impossível fazer a prova prevista no número anterior, deverão as competentes autoridades administrativas atestá-lo, com indicação das causas dessa impossibilidade, a fim de poder ser suprida notarialmente.

4 - Sempre que dos estatutos não constem as especificações constantes no artigo 5.º do Decreto-Lei 57/78, de 1 de Abril, deverão os mesmos ser objecto de alteração, de modo a conformar-se com a lei civil.

5 - As restantes pessoas colectivas de direito privado constituídas antes da entrada em vigor do Código Civil deverão, para os efeitos do disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei 460/77, de 7 de Novembro, fazer prova do respectivo acto de constituição, aplicando-se, com as devidas adaptações, o disposto nos n.os 2, 3 e 4 deste despacho.

Presidência do Conselho de Ministros, 9 de Julho de 1982. - O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1982/07/16/plain-31314.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/31314.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-11-07 - Decreto-Lei 460/77 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o estatuto das pessoas colectivas de utilidade pública.

  • Tem documento Em vigor 1978-04-01 - Decreto-Lei 57/78 - Ministério da Justiça - Direcção-Geral dos Registos e do Notariado

    Estabelece a regulamentação do registo das pessoas colectivas de utilidade pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda