Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 69/86, de 19 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Actualiza os valores dos subsídios mensais a atribuir às famílias de acolhimento para manutenção dos menores. Revoga o Despacho Normativo n.º 146/84, de 30 de Agosto.

Texto do documento

Despacho Normativo 69/86
Pelo Decreto-Lei 288/79, de 13 de Agosto, foi instituída a colocação familiar como uma resposta da segurança social com o objectivo de fazer acolher temporariamente, por famílias consideradas idóneas, menores cujas famílias naturais não estejam em condições de desempenhar de modo adequado a sua função educativa e social.

Por sua vez, o artigo 5.º do Decreto Regulamentar 60/80, de 10 de Outubro, refere que, nos casos em que sejam devidas prestações pecuniárias às famílias de acolhimento, os respectivos quantitativos mensais serão estabelecidos por despacho e revistos periodicamente, tendo em conta o agravamento do custo de vida.

Assim, e tendo em conta a actualização dos valores das comparticipações financeiras, no corrente ano de 1986,a pagar pelos centros regionais de segurança social às instituições particulares de solidariedade social com as quais tenham sido celebrados acordos de cooperação nos termos dos Despachos Normativos n.os 387/80 e 388/80, de 31 de Dezembro, importa proceder à actualização das prestações pecuniárias a que se refere o artigo 5.º do mencionado Decreto Regulamentar 60/80, de 10 de Outubro.

Nestes termos, e tendo em conta o disposto no n.º 3 do artigo 5.º do Decreto Regulamentar 60/80, determino, ao abrigo do artigo 202.º, alínea c), da Constituição, o seguinte:

1 - Os valores dos subsídios mensais a atribuir às famílias de acolhimento para manutenção dos menores são fixados nos quantitativos seguintes:

a) Primeiro menor - 8300$00;
b) Segundo menor - 7400$00;
c) Terceiro menor - 6600$00.
2 - O subsídio mensal de retribuição à família de acolhimento pelos serviços prestados é fixado em 5400$00 por cada menor a cargo.

3 - Os subsídios a que se referem os números anteriores serão reduzidos em 25% sempre que:

a) O menor frequente estabelecimento de ensino que forneça gratuitamente alimentação, tratando-se de subsídios para manutenção;

b) O menor frequente estabelecimento de ensino, no caso de subsídios de retribuição à família de acolhimento.

4 - Fica revogado o Despacho Normativo 146/84, de 30 de Agosto.
5 - O presente despacho produz efeitos desde o dia 1 de Janeiro de 1986.
Secretaria de Estado da Segurança Social, 25 de Julho de 1986. - O Secretário de Estado da Segurança Social, José Nobre Pinto Sancho.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/31074.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-08-13 - Decreto-Lei 288/79 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Define colocação familiar e estabelece os seus objectivos. A colocação familiar é, para efeitos deste diploma, a medida de política social que consiste em fazer acolher temporariamente por famílias consideradas idóneas menores cuja família natural não esteja em condições de desempenhar cabalmente a sua função educativa.

  • Tem documento Em vigor 1980-10-10 - Decreto Regulamentar 60/80 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Segurança Social - Direcção-Geral da Segurança Social

    Regulamenta as disposições do Decreto-Lei n.º 288/79, 13 de Agosto (colocação familiar).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda