A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 267/2013, de 10 de Maio

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público a Casa Aristides Ribeiro, na Rua de Vitorino Damásio, 120, Porto, freguesia de Paranhos, concelho e distrito do Porto.

Texto do documento

Portaria 267/2013

A Casa Aristides Ribeiro, ou Casa do Passal, foi desenhada e construída entre 1949 e 1951 pelo arquiteto Viana de Lima, um dos principais divulgadores e intérpretes nacionais dos princípios da Nova Arquitetura desenvolvidos por Le Corbusier em 1926. O imóvel constitui uma peça incontornável para a história da arquitetura modernista em Portugal, para além de constituir um importante testemunho da obra de Viana de Lima.

Organizada em três pisos, a moradia tenta integrar todos os conceitos definidores da arquitetura modernista de matriz corbusiana, como a planta de desenvolvimento independente da estrutura, que (apesar dos condicionalismos colocados pelas reduzidas dimensões do lote) permitiu ao arquiteto a distribuição assimétrica e escalonada dos terraços e varandas, a consequente fachada aberta para o exterior através de plataformas recuadas e grandes vãos envidraçados, alguns dos quais desenvolvidos na horizontal, o sistema de pilotis do piso intermédio e até a aproximação ao conceito de "cobertura-jardim", procurando-se, na sua impossibilidade, a ilusão de um telhado plano e a distribuição regular de terraços.

Integrando-se harmoniosamente na envolvente urbana, onde predominam as moradias ou prédios residenciais de pequenas dimensões, a Casa Aristides Ribeiro destaca-se pela sua qualidade estética e interesse formal. É ainda de realçar o elevado grau de integridade das soluções construtivas e materiais originais, bem como a presença do mobiliário desenhado por Viana de Lima, que contribui para a manutenção de um verdadeiro ambiente de época, constituindo ainda um bom exemplo de funcionalidade e intemporalidade.

A classificação da Casa Aristides Ribeiro reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao caráter matricial do bem, ao génio do respetivo criador, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica e urbanística e à sua importância do ponto de vista da investigação histórica.

A zona especial de proteção do monumento agora classificado será fixada por portaria, nos termos do disposto no artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro.

Procedeu-se à audiência escrita dos interessados, nos termos gerais do artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo e de acordo com o previsto no artigo 25.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Lei 115/2011, de 5 de dezembro, e n.º 265/2012, de 28 de dezembro.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, nos termos do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º e no n.º 2 do artigo 28.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, conjugado com o disposto no n.º 2 do artigo 30.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de outubro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo único

Classificação

É classificada como monumento de interesse público a Casa Aristides Ribeiro, na Rua Vitorino Damásio, 120, Porto, freguesia de Paranhos, concelho e distrito do Porto, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual é parte integrante.

29 de abril de 2013. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto

Xavier.

ANEXO

(ver documento original)

10682013

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2013/05/10/plain-309110.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/309110.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

  • Tem documento Em vigor 2009-10-23 - Decreto-Lei 309/2009 - Ministério da Cultura

    Estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

  • Tem documento Em vigor 2011-07-12 - Decreto-Lei 86-A/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do XIX Governo Constitucional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda