A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 740-AL/2012, de 24 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público a Torre de Oriz ou dos Coimbras, freguesia de Oriz (Santa Marinha), concelho de Vila Verde, distrito de Braga.

Texto do documento

Portaria 740-AL/2012

A Torre de Oriz, ou dos Coimbras, terá sido edificada no século XIV, sendo um modesto exemplar da tipologia de domus fortis, ou casa-torre, muito comum na arquitetura senhorial da época.

De planta quadrangular, com dois pisos, a torre possui entrada de arco apontado localizada no andar térreo. O segundo piso, destinado a salão nobre, integra janelas duplas de perfil trilobado e com mainel, a par de outras de lume único. Um segundo acesso, interior, foi aberto para permitir a correspondência entre o torreão e o corpo residencial que se lhe adossa. Edificado no século XVII, este segundo corpo estrutura-se em planta longitudinal e piso único.

A classificação da Torre de Oriz ou dos Coimbras reflete os seguintes critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro: valor estético e técnico do bem; concepção arquitectónica; a extensão do bem e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.

A zona especial de proteção do bem imóvel agora classificado é fixada por portaria, nos termos do disposto no artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro.

Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, de acordo com o disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, ao abrigo do disposto nos artigos 15.º, 18.º, n.º 1, e 28.º, n.º 2, da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo único

Classificação

É classificada como monumento de interesse público a Torre de Oriz ou dos Coimbras, em Oriz, freguesia de Oriz (Santa Marinha), concelho de Vila Verde, distrito de Braga, conforme planta constante do anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante.

12 de dezembro de 2012. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

ANEXO

(ver documento original)

24922012

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/305761.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda