Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 250/2017, de 8 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Louvor e concessão de medalha de serviços distintos de segurança pública, grau ouro, ao tenente-coronel de cavalaria (1826289) Duarte Reis Marques Jacinto, da Guarda Nacional Republicana

Texto do documento

Louvor 250/2017

Louvo o tenente-coronel de cavalaria (1826289) Duarte Reis Marques Jacinto, da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) da Guarda Nacional Republicana, pelas excecionais qualidades, virtudes militares e energia que vem demonstrando ao longo dos últimos seis anos.

Colocado como chefe da Secção de Recursos Humanos, desde outubro de 2011 e durante cerca de dois anos, soube gerir com elevada competência profissional esta importante área do Estado-Maior da Unidade, apresentando sempre as soluções mais adequadas e sensatas, visando não apenas a defesa dos interesses da instituição mas também a salvaguarda dos interesses dos militares, com base nos mais elevados padrões éticos.

Foi, no entanto, como comandante do Grupo de Honras de Estado (GHE), função que desempenhou de 21 de outubro de 2013 a 19 de janeiro de 2017, que mais se destacou pelo elevado sentido de lealdade e espírito de missão, coragem e brio profissional revelados.

Merece particular destaque o empenho esforçado do Grupo, traduzido no número de militares, cavalos e meios moto empregues nas diversas missões de reforço aos Comandos Territoriais, nomeadamente em Óbidos, Fátima, Golegã, Costa da Caparica e Peniche, entre outros. Merecem notoriedade, pelo volume de meios empregues, os sucessivos apoios durante as Operações Verão Seguro no decorrer dos quais se atingiram valores de reforço ímpares.

Durante o seu comando, pautado pelo sentido do dever e grande dedicação ao serviço de segurança pública, a atividade operacional da Unidade evidenciou um incremento significativo, quer nas habituais operações de segurança em eventos desportivos importantes, quer em ações de maior complexidade operacional.

No âmbito da prestação de Honras de Estado, a sua subunidade passou a assumir toda a responsabilidade pela sua execução, quer em Escoltas de Honra a Chefes de Estado e Embaixadores Residentes quer, ainda, em Escoltas de Segurança motorizadas e Guardas de Honra apeadas, mostrando verdadeiramente que os militares de Cavalaria executam todas as tarefas que lhe são atribuídas com o mesmo garbo já demonstrado a cavalo. Nestas missões, mais de 60 Escoltas de Honra a Embaixadores e a cerca de 20 Chefes de Estado, entre as quais se destacaram, pelas dificuldades acrescidas de movimentação logística, a visita dos Reis de Espanha na Cidade do Porto, a tomada de posse de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, bem como as Honras no Panteão Nacional prestadas a Sofia de Mello Breyner e a Eusébio da Silva Ferreira e ainda as cerimónias fúnebres de Sua Excelência o antigo Presidente da República Mário Soares representaram o apogeu das missões cumpridas sob o seu comando.

Pelos atributos evidenciados e pelas excecionais qualidades físicas e morais no seu desempenho, é o tenente-coronel Jacinto digno de ocupar postos ou cargos de grande responsabilidade pela sua competência e afirmação constante de reconhecida coragem moral cumprindo variadíssimas missões, a maioria das quais altamente críticas e muitas com elevado grau de complexidade e visibilidade, sempre ultrapassadas com enorme brilho, bravura, provado esforço e eficácia que em muito contribuíram para projetar a imagem da Guarda e do País aquém e além-fronteiras, merecendo que os serviços por si prestados à Unidade de Segurança e Honras de Estado e à Guarda Nacional Republicana sejam considerados extraordinariamente importantes e distintos.

Assim, ao abrigo dos artigos 7.º e 9.º, ambos do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pela Ministra da Administração Interna, condecorar com a medalha de serviços distintos de segurança pública, grau ouro, o tenente-coronel de cavalaria (1826289) Duarte Reis Marques Jacinto, da Guarda Nacional Republicana.

14 de julho de 2017. - A Ministra da Administração Interna, Maria Constança Dias Urbano de Sousa.

310642188

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3055175.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda