Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 248/2017, de 8 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Louvor e concessão de Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, ao Major-General (2120002), João Paulo Silva Esteves Pereira, da Guarda Nacional Republicana

Texto do documento

Louvor 248/2017

Dando expressão pública ao reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo o Major-General (2120002) João Paulo Silva Esteves Pereira, pelo extraordinário desempenho e qualidades de liderança evidenciados nas funções de Comandante da Unidade de Segurança e Honras de Estado durante mais de quatro anos, e, em acumulação nos últimos oito meses, com as de Comandante do Comando de Doutrina e Formação.

Assumiu as funções de Comandante da Unidade de Segurança e Honras de Estado, em novembro de 2012, tendo-se, desde logo, destacado pela sua assertiva e esclarecida ação de comando através de um profundo espírito de missão, grande dedicação ao serviço da segurança pública e um inexcedível sentido de justiça junto de todos os militares que comanda.

O Major-General Esteves Pereira, detentor de excelentes conhecimentos da arma de Cavalaria e das suas seculares tradições, soube com apurada mestria motivar os seus homens e mulheres para o dever à causa pública através do desempenho de missões de apoio ao dispositivo territorial, nomeadamente, no patrulhamento a cavalo e no patrulhamento em bicicleta, entre outros. Paralelamente, procurou manter a sua Unidade com os mais elevados padrões de organização e planeamento, de que são prova os excelentes resultados operacionais conseguidos.

Oficial general de elevado mérito e valor reconhecidos, liderou os estudos conducentes à adaptação do dispositivo a cavalo da Guarda Nacional Republicana em consonância com os desafios da modernidade. Simultaneamente, a sua ação, de provado esforço e energia, muito contribuiu para a reconhecida proficiência da participação da Charanga no Salão do Cavalo, em Marrocos.

Digna de especial destaque, foi a sua ação no apoio à constituição da Unidade de Cavalaria da Gendarmerie Jordana, desde a remonta dos cavalos lusitanos até à formação dos seus militares, através de ações ministradas tanto na USHE como na Jordânia.

Esta ação teve um grande impacto noutras forças congéneres no âmbito da FIEP, que mostraram interesse também, não só no apoio à aquisição de solípedes, como na formação dos seus quadros, fruto da excelência do ensino ministrado.

A par do profissionalismo e de uma ação de comando pautada pela ponderação, agudeza e bom senso, o Major-General Esteves Pereira fez alarde de uma abnegação e de uma nobreza de caráter invulgares, num conjunto de atributos pessoais e profissionais que conseguiu colocar no planeamento e coordenação das cerimónias de trasladação dos restos mortais de Sofia de Melo Breyner e de Eusébio Ferreira da Silva e, mais recentemente, nas Honras Fúnebres de Mário Soares, contribuindo assim, de forma muito significativa, para a eficiência, o prestígio e o integral cumprimento da missão atribuída à Guarda Nacional Republicana.

Nos últimos oito meses, como Comandante do Comando da Doutrina e Formação, em acumulação de funções, destacaram-se a sua disponibilidade, inteligência e sentido do dever, ao assumir as responsabilidades de mais um encargo sem regatear, entregando-se com o denodo e o mérito que lhe são próprios, em mais um ato extraordinário ao serviço das atividades desta força de segurança.

Assim, torna-se justo enaltecer o precioso e significativo contributo do Major-General Esteves Pereira para a afirmação da Guarda como força eficiente e prestigiada, e manifestar-lhe o meu reconhecimento pela lealdade, coragem e bravura, de que deu provas no cumprimento das missões que teve a seu cargo, classificando os serviços por si prestados à Guarda Nacional Republicana e a Portugal como extraordinariamente importantes e muito distintos.

Assim, ao abrigo dos artigos 7.º e 9.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pela Ministra da Administração Interna, condecorar com Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, Grau Ouro, o Major-General (2120002), João Paulo Silva Esteves Pereira da Guarda Nacional Republicana.

19 de abril de 2017. - A Ministra da Administração Interna, Maria Constança Dias Urbano de Sousa.

310688837

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3055173.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda