A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 370/2012, de 13 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público o edifício designado «Bloco das Águas Livres», sito no concelho de Lisboa.

Texto do documento

Portaria 370/2012

O "Bloco das Águas Livres» é uma obra ímpar no panorama da arquitetura habitacional portuguesa contemporânea, que marca uma clara adesão aos princípios urbanos preconizados pelo Movimento Moderno.

Projetado em 1953, para integrar o plano de urbanização da zona da Praça das Águas Livres, iniciado então pela Câmara Municipal de Lisboa, o edifício tornou-se num dos mais emblemáticos da "nova» arquitetura de prédios de rendimento da capital.

O edifício foi concebido por Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral, e os jardins e espaços verdes por Gonçalo Ribeiro Telles. O programa decorativo que caracteriza as áreas de uso coletivo inclui pinturas murais, mosaicos, vitrais e relevos de Almada Negreiros, Manuel Cargaleiro, Jorge Vieira, José Escada e Frederico George.

O edifício distingue-se como uma das realizações mais inovadoras de Nuno Teotónio Pereira, tanto na forma como o arquiteto projetou a vivência quotidiana das casas, em rigorosa simbiose com os princípios da Arquitetura Moderna, como no papel determinante que teve na renovação do urbanismo da cidade.

O Edifício designado "Bloco das Águas Livres» reflete os seguintes critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro: génio dos respetivos criadores, valor técnico e conceção arquitetónica, urbanística e paisagística.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em conta a implantação do imóvel e a sua articulação com a envolvente urbana consolidada, a relação de proximidade com o Aqueduto das Águas Livres, e os panoramas presentes, nomeadamente a vista para o Tejo.

A sua fixação visa salvaguardar a relação morfológica entre o imóvel e a envolvente urbanística próxima e com relação visual direta e os pontos de vista.

Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, de acordo com o disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, ao abrigo do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º, no n.º 2 do artigo 28.º e no artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo 1.º

Classificação

É classificado como monumento de interesse público o edifício designado "Bloco das Águas Livres», na Praça das Águas Livres, 8 a 8-I, e na Rua Gorgel do Amaral, 1 a 1-A, em Lisboa, freguesia de Santa Isabel, concelho e distrito de Lisboa, conforme planta de delimitação constante do anexo à presente portaria e que desta faz parte integrante.

Artigo 2.º

Zona especial de proteção

É fixada a zona especial de proteção do monumento referido no artigo anterior, de acordo com a planta de delimitação constante do anexo à presente portaria, e que desta faz parte integrante.

24 de julho de 2012. - O Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

ANEXO

(ver documento original)

13392012

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/302997.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda