Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5252/2017, de 14 de Junho

Partilhar:

Sumário

Concessão à Bombeira de 3.ª Dulce Adriana Teixeira Leitão, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul

Texto do documento

Despacho 5252/2017

A Bombeira de 3.ª Dulce Adriana Teixeira Leitão, do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, tem norteado a sua conduta pelo ideal de serviço à comunidade com total disponibilidade e dedicação no âmbito da proteção e socorro.

No dia 22 de junho de 2016 quando se deslocava em missão de rendição de meios para Marco de Canaveses, enquadrada no DECIF 2016, esta Bombeira revelou enorme coragem, elevado sentido do dever e espírito de sacrifício quando, enquanto prestava assistência às vítimas de um acidente de viação, arriscou a sua própria vida sendo ela própria atropelada na A4.

A equipa onde a bombeira estava integrada deparou-se com um acidente de viação na A4, em local com má visibilidade e que comprometia não só a segurança de quem lá estava, mas também a segurança dos que entretanto chegariam. De imediato procederam à ativação de meios de emergência para o local e enquanto realizavam estas diligências um veículo com alguma velocidade não consegue imobilizar-se e embate violentamente num outro que estava parado.

A Bombeira Dulce Leitão ao prestar socorro foi atropelada, juntamente com um jovem que estava no local, sendo projetados no ar a vários metros de altura. No entanto com o seu próprio corpo consegue proteger o jovem permitindo que, após assistência hospitalar, o jovem saísse ileso sem quaisquer danos, o mesmo não acontecendo com ela tendo necessidade de ser submetida a uma intervenção cirúrgica, devidos às múltiplas fraturas da perna esquerda.

A Bombeira Dulce Leitão fez jus ao lema dos bombeiros «vida por vida» arriscando a sua própria vida para salvar a de outro, demonstrando com o seu ato sentido de solidariedade e altruísmo.

Assim:

Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 3.º e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, anexo à portaria 980-A/2006 (2.ª série), de 14 de junho, concedo à Bombeira de 3.ª Dulce Adriana Teixeira Leitão, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

25 de maio de 2017. - A Ministra da Administração Interna, Maria Constança Dias Urbano de Sousa.

310528472

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3000159.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda