1 - Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido na Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro e Lei 128/2015, de 3 de setembro, e uma vez terminado o procedimento concursal de seleção para o recrutamento do cargo de Diretor do Serviço de Estatísticas de Preços do Departamento de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística, IP, (INE), cargo de direção intermédia de 2.º grau, o júri que integrou o respetivo procedimento concursal propôs a nomeação do mestre Rui Alexandre Alves Evangelista por o mesmo reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
2 - Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, o candidato demonstrou deter competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício da função, possuindo igualmente conhecimento e experiência na área, reunindo as condições exigidas para o desempenho do cargo.
3 - Assim, o Conselho Diretivo no exercício dos poderes que lhe são conferidos pelo n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 136/2012, de 2 de julho, conjugado com a alínea g) do n.º 1 do artigo 21.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, na reunião de 17 de janeiro de 2017, deliberou:
Nomear para o cargo de Diretor do Serviço de Estatísticas de Preços do Departamento de Contas Nacionais, mestre Rui Alexandre Alves Evangelista, em comissão de serviço, pelo período de três anos, com efeitos a 1 de fevereiro de 2017, ficando autorizado a optar pela retribuição da sua categoria neste instituto, nos termos da Lei 2/2004, de 15 de janeiro.
A nota curricular do nomeado é publicada em anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.
19 de janeiro de 2017. - A Presidente do Conselho Diretivo, Alda de Caetano Carvalho.
Nota curricular
Rui Alexandre Alves Evangelista, licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa em 1997 e Mestre em Economia pela Universidade de Leeds do Reino Unido em 2000. Desde julho de 2012 desempenha funções de técnico superior especialista em estatística no Departamento de Contas Nacionais, sendo responsável pelo desenvolvimento de estatísticas de preços do mercado imobiliário. Entre março de 2010 e junho de 2012 exerceu funções de coordenador de uma equipa de projeto responsável pelo desenvolvimento, compilação e disseminação do atual Índice de Preços da Habitação. Entre outubro de 2007 e fevereiro de 2010 trabalhou no Gabinete de Estudos do INE, realizando ações de apoio técnico a institutos de estatística europeus e desempenhando funções de co-coordenação de projetos de desenvolvimento de estatísticas oficiais internacionais. De janeiro de 2001 a setembro de 2007 exerceu as funções de técnico superior de estatística no Serviço de Estatísticas de Preços do Departamento de Síntese Económica de Conjuntura e no Núcleo de Preços do Consumidor do Departamento de Contas Nacionais, desenvolvendo atividades relacionadas com o desenvolvimento, a produção e a divulgação do Índice de Preços no Consumidor português. Em janeiro de 1999 ingressou no INE, IP e até setembro de 1999 exerceu funções de técnico superior de estatística no Serviço de Estatísticas Integradas das Empresas do Departamento de Estatísticas Económicas. Entre setembro de 1997 e dezembro de 1998 desempenhou funções de economista na Direção-Geral do Património do Ministério das Finanças.
Ao nível da cooperação técnica e interinstitucional, destacam-se a realização de ações de assistência técnica para Fundo Monetário Internacional em países de língua oficial portuguesa e a participação na equipa INE-Banco de Portugal na estimação do impacto da conversão de escudos para euros no Índice de Preços do Consumidor. Frequentou diversos seminários e ações de formação, tanto ao nível da área comportamental e de gestão como no domínio da estatística como, por exemplo, "Data mining" (INE), "Introduction to Survey Quality" ("International Statistical Institute") e "Seminar for experts in statistics" (FMI). Ao longo da sua carreira teve a oportunidade de representar o INE e de apresentar trabalhos em várias conferências e grupos de trabalho e de participar na elaboração de manuais técnicos como, por exemplo, o "Handbook on the application of quality adjustment methods in the Harmonised Index of Consumer Prices" (EUROSTAT e DESTATIS).
Publicou individualmente e em coautoria diversos artigos na área das estatísticas de preços, nomeadamente, "A transactions-based commercial property price index for Portugal", disponível na série de "Financial Stability Papers" do Banco de Portugal, e "Combining micro and macro data in hedonic price indexes", publicado pela "Statistical Methods and Applications" em 2016.
310196656