Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 599/2017, de 10 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designa, em regime de substituição, para exercer o cargo de Diretora-Geral do Território, a mestre Fernanda Maria Rosa do Carmo Julião

Texto do documento

Despacho 599/2017

Considerando que o artigo 3.º do Decreto Regulamentar 30/2012, de 13 de março, que aprova a orgânica da Direção-Geral do Território, estabelece que o cargo de diretor-geral é um cargo de direção superior de 1.º grau, e que, nessa medida, se aplica ao respetivo provimento o procedimento concursal previsto para os cargos de direção superior nos termos do disposto nos artigos 18.º e 19.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, local e regional do Estado;

Considerando que a vacatura do cargo de diretor-geral do Território, resultante da cessação definitiva de funções do seu anterior titular, torna necessário e urgente proceder à designação de substituto de forma a assegurar o normal funcionamento do serviço até à abertura do procedimento concursal devido;

Considerando que o regime de designação mais adequado às circunstâncias referidas é o da designação em regime de substituição previsto no artigo 27.º da mesma Lei 2/2004, de 15 de janeiro;

Ao abrigo das disposições conjugadas do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 30/2012, de 13 de março, e do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual:

1 - Designo, em regime de substituição, para exercer o cargo de Diretora-Geral do Território, a mestre Fernanda Maria Rosa do Carmo Julião, cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia a competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das funções respetivas.

2 - A presente designação produz efeitos a partir de 4 de janeiro de 2017.

3 de janeiro de 2017. - O Ministro do Ambiente, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes.

Nota Curricular

1 - Identificação

Nome: Fernanda Maria Rosa do Carmo Julião

Data de Nascimento: 09 de julho de 1964

2 - Habilitações Académicas

Licenciada em Geografia e Planeamento Regional, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1987.

Pós-Graduada em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em 1993.

Mestre em Administração Pública, pelo ISCTE - IUL - Instituto Universitário de Lisboa, em 2013.

Diplomada em Estudos Avançados em Políticas Públicas, no âmbito do Curso de Doutoramento em Políticas Públicas, pelo ISCTE - IUL - Instituto Universitário de Lisboa, em 2015.

3 - Percurso e Experiência Profissional

Em 2016, exerceu o cargo de coordenadora do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa, na CCDRLVT com competências de: promoção da capacitação e qualificação da procura; acompanhamento da execução dos instrumentos de programação operacional do Portugal 2020 e dos efeitos das políticas públicas na região; planeamento estratégico de base territorial e gestão da estratégia de especialização regional. Integrou a equipa de elaboração da alteração do PNPOT.

Entre 2014 e 2015, exerceu funções como técnica superior, primeiro, no ICNF, colaborando na redefinição dos sistemas de planeamento especial e de proteção da floresta contra incêndios e, depois, na CCDRLVT, coordenando a avaliação e a preparação da recondução dos PROT a Programas Regionais.

De 2011 a 2014, prestou assessoria à presidência da CCDRLVT, participou na elaboração de instrumentos de programação estratégica e operacional do Portugal 2020, nomeadamente: o Plano de Ação Regional; a Estratégia Regional de Especialização Inteligente; o Programa Operacional Regional e a Avaliação Ex-ante e Ambiental e coordenou os relatórios anuais de monitorização e avaliação do PROT do Oeste e Vale do Tejo.

De 2009 a 2011, foi Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, com competências delegadas sobre os seguintes serviços, organismos e entidades - DGOTDU; CCDR, em matéria de ordenamento do território e cidades; IHRU; Estrutura de Projeto para a Reposição da Legalidade no Litoral; Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro - e sobre os seguintes assuntos - PROT; PMOT; POOC; POE; POAAP; REN; Proteção e Valorização do Litoral e da Zona Costeira; Política de Cidades;

Reabilitação urbana; Iniciativa Comunitária URBAN II; Iniciativa Bairros Críticos; Política de Habitação; Geodesia; Cartografia; Cadastro e Informação Geográfica.

Entre 2008 e 2009, foi vogal do Conselho de Administração da Sociedade Frente Tejo S. A. - Reabilitação Urbana da Frente Ribeirinha de Lisboa: Sta Apolónia/Cais do Sodré e Belém/Algés.

De 2005 a 2008, foi vice-presidente da CCDRLVT, com competências delegadas nas áreas e serviços de: Ordenamento do Território, Ambiente, Litoral, Águas Interiores e Fiscalização e responsabilidades na condução de projetos de simplificação e reforma administrativa. Coordenou a elaboração do PROT do Oeste e Vale do Tejo e colaborou na Estratégia Lisboa 2020.

Entre 2003 e 2005, exerceu funções de assessora do Ministro da Administração Interna, para as áreas da reorganização do dispositivo territorial da GNR e Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e, depois, de adjunta do Ministro da Presidência, para as áreas do ordenamento do território e do desenvolvimento sustentável.

Em 2002 e 2003, exerceu o cargo de diretora de serviços no Centro para o Planeamento e Coordenação, do IGP, com competências de planeamento, coordenação e avaliação e apoio ao Conselho Coordenador de Cartografia.

Entre 1999 e 2002, exerceu funções de adjunta do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, nas áreas do ordenamento do território, planeamento regional e municipal e da informação geográfica.

De 1989 a 1999, exerceu funções como técnica superior, até 1994, na DGOT, assegurando o acompanhamento de PDM e participando em estudos de ordenamento do território e do sistema urbano nacional e, a partir daí, na CCDRLVT, participando nos projetos: Base de Dados de Ordenamento do Território; Sistema de Informação Regional; Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário e no acompanhamento e avaliação de PDM. Coordenou a elaboração do PROT da Área Metropolitana de Lisboa.

310152429

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2847753.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-03-13 - Decreto Regulamentar 30/2012 - Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Aprova a orgânica da Direcção-Geral do Território.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda