Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6563/2011, de 21 de Abril

Partilhar:

Sumário

Actualiza os valores de retribuição do trabalho prestado pelos médicos em regime de contrato de prestação de serviço, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Texto do documento

Despacho 6563/2011

A celebração de convenção com grupos de médicos para assegurarem, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a prestação de cuidados de saúde primários foi regulamentada pela Portaria 667/90, de 13 de Agosto, elaborada com base na lei

do SNS.

Posteriormente, o Estatuto do SNS, aprovado pelo Decreto-Lei 11/93, de 15 de Janeiro, designadamente nos seus artigos 30.º e 33.º, manteve essa possibilidade.

O modelo em questão manteve-se muito residual em todo o país, confinado a menos de duas dezenas de profissionais. Ainda assim, trata-se de uma possibilidade prevista no actual Estatuto do SNS e que representa vantagens para os utentes abrangidos, designadamente numa circunstância de carência relativa de médicos de medicina geral e familiar no nosso país, que dificulta a atribuição de médico de família a todos os

cidadãos.

Existindo interesse público na manutenção dos contratos, torna-se necessário rever a tabela em vigor, cuja última actualização ocorreu em 2002, nos termos do despacho 3996/2002, de 25 de Janeiro, do Secretário de Estado da Saúde, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 45, de 22 de Fevereiro de 2002.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 18.º das Normas Regulamentares da Articulação entre as Administrações Regionais de Saúde e a Actividade Privada, aprovadas em anexo à Portaria 667/90, de 13 de Agosto, determino:

1 - Para efeitos da retribuição do trabalho prestado pelos médicos em regime de contrato de prestação de serviço, nos termos das Normas Regulamentadoras da Articulação entre as Administrações Regionais de Saúde e a Actividade Privada, a

capitação base é fixada em (euro) 2,41.

2 - A capitação base fixada no número anterior pode ser corrigida para valores a acordar com a respectiva administração regional de saúde até ao valor máximo de (euro) 2,81, englobando os cuidados de enfermagem.

3 - Os valores agora aprovados são automática e anualmente actualizados por indexação ao coeficiente de actualização salarial da Administração Pública.

4 - É revogado o despacho 3996/2002, de 25 de Janeiro, do Secretário de Estado da Saúde, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 45, de 22 de Fevereiro, de

2002.

5 - O presente despacho produz efeitos a 1 de Janeiro de 2011.

13 de Abril de 2011. - O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel

Francisco Pizarro Sampaio e Castro.

204584158

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2011/04/21/plain-283704.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/283704.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-08-13 - Portaria 667/90 - Ministério da Saúde

    APROVA AS NORMAS REGULAMENTADORAS DA ARTICULAÇÃO ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS DE SAÚDE E A ACTIVIDADE PRIVADA, PARA A PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE, PRIMÁRIOS AOS UTENTES DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, PUBLICADAS EM ANEXO.

  • Tem documento Em vigor 1993-01-15 - Decreto-Lei 11/93 - Ministério da Saúde

    Aprova o estatuto do Serviço Nacional de Saúde.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda