Considera a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa de elementar justiça homenagear o Comandante do Corpo de Bombeiros, José da Silva Campos, no momento que o mesmo cessa funções por limite de idade.
Ingressou no Corpo de Bombeiros da Lixa em novembro de 1978 e durante os cerca de 36 anos ao serviço do corpo de bombeiros teve responsabilidades no exercício de cargos de comando, tendo sido Segundo Comandante durante 21 anos e Comandante desde agosto de 2001, até à sua passagem ao quadro de honra, em setembro de 2016.
Durante todo este período foi agraciado com inúmeras condecorações e louvores atribuídos pelo respetivo Corpo de Bombeiros e pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Desempenhou funções na Direção do então Serviço Nacional de Bombeiros e ocupou cargos de relevo na Liga de Bombeiros Portugueses e na Escola Nacional de Bombeiros, cuja mesa da Assembleia Geral ainda integra.
É o Comandante José da Silva Campos possuidor de enorme sentido de disciplina, humanismo, compreensão e sobretudo uma referência como bombeiro, não só no seu corpo de bombeiros, como também no concelho e no distrito.
Assim, Atendendo ao seu percurso exemplar de dedicação à causa nobre que é o voluntariado, por proposta do presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e nos termos e ao abrigo do n.º 2 do artigo 4.º conjugado com os n.os 1 e 3 do artigo 3.º, ambos do regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, aprovado pela portaria 980-A/2006, de 14 de junho, é concedida ao Comandante do Corpo de Bombeiros da Lixa, José da Silva Campos, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau prata, distintivo laranja.
11 de novembro de 2016. - A Ministra da Administração Interna, Maria Constança Dias Urbano de Sousa.
210020885