Nos termos do n.º 4 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, o presente despacho produz efeitos a 1 de Setembro de 2010.
5 de Agosto de 2010. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. Nota curricular Nome - António Pedro Pires.
Habilitações literárias:
Licenciatura em Ciências Antropológicas e Etnológicas pelo ISCSP - Universidade Técnica de Lisboa;
Mestrado em Ciências Antropológicas pelo ISCSP - Universidade Técnica de Lisboa.
Iniciou a actividade profissional como professor do ciclo preparatório em 1975;
Ingressou na carreira técnica superior da função pública em Agosto de 1981 como técnico superior de 2.ª classe da Comissão da Condição Feminina, onde coordenou entre 1983/1985 o Projecto de Desenvolvimento Integrado para Bairros de Lata na Área da Grande Lisboa (POR/83/P05), financiado pelo FNUAP e UNICEF;
Director dos Serviços Recreativos e Culturais do Leal Senado de Macau entre Novembro de 1988 e Dezembro de 1991. Nesse período chefiou oito delegações do Leal Senado de Macau para negociar acordos de cooperação cultural com diversos governos provinciais e municipais da RPC e Tailândia;
Assessor da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres entre Fevereiro de 1996 e Maio de 1999;
Assessor principal da CIDM desde 6 de Maio de 1999 e posteriormente do CNPRP, em que ficou integrado até à presente data;
Chefe do Gabinete da alta-comissária para a Igualdade e a Família, entre Fevereiro de 1996 e Outubro de 1999;
Director do Departamento de Certificação e Recuperação de Incapacidades do CNPRP entre Maio de 2000 e 10 de Dezembro de 2007;
Director da Unidade de Certificação e Reparação do CNPRP do I. S. S., I. P., unidade responsável pela certificação de doenças profissionais, reparação e pagamento de prestações, desde Dezembro de 2007 até à presente data;
Membro da Comissão Nacional da UNESCO por nomeação do Primeiro-Ministro António Guterres, entre Agosto de 1996 e Outubro de 1999.
Possui formação complementar em Planeamento Integrado, Desenvolvimento Comunitário, Avaliação do Desempenho, Formação Pedagógica de Formadores, Informática, Gestão de Projectos, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Formação para Avaliadores - PRO/SIADAP e curso/seminário de Alta Direcção do INA.
Autor e orador sobre temas relacionados com a condição feminina, igualdade, cultura oriental, desenvolvimento comunitário e, nos últimos anos, sobre riscos e doenças profissionais.
Possui cinco obras publicadas pela editoras A Regra do Jogo e Ed. Afrontamento.