A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Legislativo Regional 19/90/M, de 23 de Julho

Partilhar:

Sumário

Aplica à Região Autónoma da Madeira o disposto no Decreto-Lei n.º 69/90, de 2 de Março, que disciplina o regime jurídico dos planos municipais de ordenamento do território.

Texto do documento

Decreto Legislativo Regional 19/90/M

Adaptação à Região do Decreto-Lei 69/90, de 2 de Março, que regula

a elaboração, aprovação e ratificação dos planos municipais de

ordenamento do território.

O Decreto-Lei 69/90, de 2 de Março, procedeu à revisão da legislação referente à elaboração de planos de ocupação do solo da competência dos municípios, modernizando-a e simplificando-a, por forma que se apresente como um todo coerente e claro que, nomeadamente, releve a responsabilidade e competência dos municípios, assegure a articulação entre as diversas figuras de plano, garanta às populações interessadas a expressão e consideração da sua vontade, imprima flexibilidade aos planos, salvaguarde os interesses supramunicipais e faça dos planos municipais adequados instrumentos de desenvolvimento.

O referido diploma dispõe que a sua aplicação às regiões autónomas não prejudica as necessárias adaptações a introduzir por diploma regional.

Assim, visa o presente decreto legislativo regional promover a adequação do disposto no Decreto-Lei 69/90, de 2 de Março, às especificidades da Região Autónoma da Madeira, designadamente definindo os órgãos e serviços competentes para a sua execução.

Nestes termos:

A Assembleia Legislativa Regional da Madeira decreta, ao abrigo do disposto na alínea d) do n.º 1 do artigo 229.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º A aplicação à Região Autónoma da Madeira do disposto no Decreto-Lei 69/90, de 2 de Março, é feita com as adaptações constantes do presente diploma.

Art. 2.º - 1 - A competência do Governo, pelo Ministro do Planeamento e da Administração do Territóri, conferida pelo n.º 3 do artigo 3.º e pelo n.º 5 do artigo 19.º do citado diploma, cabe ao Conselho do Governo Regional, sob proposta do Vice-Presidente do Governo.

2 - A proposta referida no número anterior é precedida de parecer dos Secretários Regionais do Equipamento Social, da Economia e do Turismo, Cultura e Emigração, a que se reporta o n.º 4 do artigo 3.º do mencionado diploma.

3 - As competências cometidas e as referências feitas à Direcção-Geral do Ordenamento do Território pelo diploma mencionado, com excepção das constantes dos n.os 4, 5 e 9 do artigo 6.º, são atribuídas e consideram-se reportadas à Direcção Regional de Planeamento.

4 - As referências feitas à Direcção-Geral do Ordenamento do Território pelos n.os 4, 5 e 9 do artigo 6.º consideram-se reportadas à Direcção Regional de Ambiente e Urbanismo.

5 - As referências feitas à Administração Central consideram-se reportadas à administração regional autónoma.

6 - As competências conferidas e as referências feitas às comissões de coordenação regional pelo citado diploma, com excepção das constantes dos n.os 4, 5 e 9 do artigo 6.º e do n.º 2 do artigo 20.º, são atribuídas e consideram-se reportadas à Direcção Regional de Ambiente e Urbanismo.

7 - As competências conferidas e as referências feitas às comissões de coordenação regional pelos n.os 4, 5 e 9 do artigo 6.º e pelo n.º 2 do artigo 20.º são atribuídas e consideram-se reportadas à Direcção Regional de Planeamento.

8 - As competências conferidas ao Ministro do Planeamento e da Administração do Território pelos n.os 3 e 6 do artigo 6.º são exercidas conjuntamente pelos Vice-Presidente do Governo Regional e Secretário Regional do Equipamento Social.

9 - As referências contidas no citado diploma a «membros do Governo» e a «ministros» consideram-se reportadas a «membros do Governo Regional».

10 - As competências atribuídas e as referências feitas ao Ministro do Planeamento e da Administração do Território pelo n.º 5 do artigo 16.º, pelo n.º 5 do artigo 17.º e pelo n.º 1 do artigo 26.º do mencionado diploma são cometidas e consideram-se reportadas ao Vice-Presidente do Governo Regional.

11 - As referências feitas ao Diário da República consideram-se reportadas ao Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira.

12 - As referências à Inspecção-Geral da Administação do Território consideram-se reportadas à Inspecção Regional Administrativa, no âmbito da Direcção Regional da Administração Pública e Local.

13 - As competências atribuídas aos presidentes das comissões de coordenação regional pelo n.º 8 do artigo 25.º do diploma mencionado cabem ao director regional de Planeamento.

Art. 3.º A planta actualizada de condicionantes a que se refere o n.º 6 do artigo 10.º do Decreto-Lei 69/90, de 2 de Março, assinalará todas as áreas submetidas a qualquer regime de condicionamento, bem como servidões administrativas e restrições de utilidade pública.

Art. 4.º A publicação do aviso relativo à abertura de inquérito público, nos termos do n.º 3 do artigo 14.º, é feita em dois dos jornais mais lidos no concelho, um dos quais de âmbito regional, e através de editais nos locais de estilo.

Art. 5.º A ratificação destina-se a verificar, para além do disposto nas alíneas b) e c) do n.º 2 do artigo 16.º do Decreto-Lei 69/90, de 2 de Março, a conformidade do plano municipal aprovado com as disposições legais e regulamentares vigentes no âmbito da Região, nomeadamente as que definem áreas de protecção e condicionamentos.

Art. 6.º A suspensão das disposições de um plano municipal na situação prevista na alínea a) do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei 69/90, de 2 de Março, efectuar-se-á mediante decreto regulamentar regional.

Art. 7.º O produto das coimas reverte para o município por que tiver corrido o processo de contra-ordenação ou para a Região, no caso de o processo ter corrido pela Direcção Regional de Planeamento.

Art. 8.º O presente diploma entra imediatamente em vigor.

Aprovado em sessão plenária de 15 de Junho de 1990.

O Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Jorge Nélio Praxedes Ferraz Mendonça.

Assinado em 5 de Julho de 1990.

O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1990/07/23/plain-27788.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/27788.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-03-02 - Decreto-Lei 69/90 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Disciplina o regime jurídico dos planos municipais de ordenamento do território.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda