A igreja matriz de Sousel é uma construção erigida durante a primeira metade do século xvi, pertencente ao padroado da Ordem de Avis e situada na zona do antigo castelo, entretanto demolido. De configuração arquitectónica bastante singela, apresenta-se como um digno exemplar da arquitectura regional quinhentista.
A fachada é acessível através de um portal de volta perfeita, encimado pela janela do coro alto. No interior, possui três naves de quatro tramos e altar-mor diferenciado e, como elementos de maior destaque, três altares barrocos em talha dourada e policromada e azulejos de padrão seiscentistas com registos alusivos a Nossa Senhora do Rosário e à Aparição de Cristo à Virgem, além de um retábulo das Almas com uma interessante tela seiscentista representando o Juízo Final.
Foram cumpridos os procedimentos de audição de todos os interessados previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de Setembro, bem como nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo;
Assim:
Ao abrigo do disposto no n.º 5 do artigo 15.º, no artigo 18.º, no n.º 2 do artigo 28.º, todos da Lei 107/2001, de 8 de Setembro, e ainda no n.º 1 do artigo 78.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de Outubro, manda o Governo, pela Ministra daCultura, o seguinte:
Artigo único
É classificada como monumento de interesse público (MIP) a igreja matriz de Sousel, freguesia e concelho de Sousel, distrito de Portalegre.
24 de Junho de 2010. - Pela Ministra da Cultura, Elísio Costa Santos Summavielle,
Secretário de Estado da Cultura.
203419734