A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 473/2010, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Classifica a igreja matriz de Sousel, sita na freguesia e concelho de Sousel, distrito de Portalegre, como monumento de interesse público.

Texto do documento

Portaria 473/2010

A igreja matriz de Sousel é uma construção erigida durante a primeira metade do século xvi, pertencente ao padroado da Ordem de Avis e situada na zona do antigo castelo, entretanto demolido. De configuração arquitectónica bastante singela, apresenta-se como um digno exemplar da arquitectura regional quinhentista.

A fachada é acessível através de um portal de volta perfeita, encimado pela janela do coro alto. No interior, possui três naves de quatro tramos e altar-mor diferenciado e, como elementos de maior destaque, três altares barrocos em talha dourada e policromada e azulejos de padrão seiscentistas com registos alusivos a Nossa Senhora do Rosário e à Aparição de Cristo à Virgem, além de um retábulo das Almas com uma interessante tela seiscentista representando o Juízo Final.

Foram cumpridos os procedimentos de audição de todos os interessados previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de Setembro, bem como nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo;

Assim:

Ao abrigo do disposto no n.º 5 do artigo 15.º, no artigo 18.º, no n.º 2 do artigo 28.º, todos da Lei 107/2001, de 8 de Setembro, e ainda no n.º 1 do artigo 78.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de Outubro, manda o Governo, pela Ministra da

Cultura, o seguinte:

Artigo único

É classificada como monumento de interesse público (MIP) a igreja matriz de Sousel, freguesia e concelho de Sousel, distrito de Portalegre.

24 de Junho de 2010. - Pela Ministra da Cultura, Elísio Costa Santos Summavielle,

Secretário de Estado da Cultura.

203419734

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/06/30/plain-276673.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/276673.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

  • Tem documento Em vigor 2009-10-23 - Decreto-Lei 309/2009 - Ministério da Cultura

    Estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda