A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11933/2016, de 6 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Determina o apoio à reposição do potencial produtivo previsto no Despacho n.º 10803-B/2016, de 31 de agosto, a mais 22 freguesias, em que se identificaram danos em explorações agrícolas por efeito dos incêndios que deflagraram nos meses de julho e agosto de 2016

Texto do documento

Despacho 11933/2016

Na sequência dos incêndios de grande proporção que deflagraram nas regiões do norte e centro do país nos meses de julho e agosto de 2016, o Despacho 10803-B/2016, de 31 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 168, de 1 de setembro, veio reconhecer esse facto como “catástrofe natural”, nos termos e para os efeitos do disposto na alínea b) do artigo 3.º e última parte da alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º da Portaria 199/2015, de 6 de julho, acionando assim o apoio 6.2.2 “restabelecimento do potencial produtivo” inserido na ação 6.2. “pre-venção e restabelecimento do potencial produtivo” da medida 6 “gestão do risco e restabelecimento do potencial produtivo” do

«

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente

»

(PDR 2020).

O apoio ao “restabelecimento do potencial produtivo” foi acionado para as explorações que se localizassem nas freguesias elencadas no anexo ao despacho, conforme n.º 3 do artigo 1.º do mesmo, dado que correspondiam àquelas em que se tinham já identificado danos emergentes da “catástrofe natural” nas explorações, até à data da respetiva assinatura - 31 de agosto de 2016. O próprio despacho, no entanto, e de modo preventivo, permitia que fossem apresentadas declarações de prejuízo até 12 de setembro, e, consequentemente, que viessem a ser identificadas outras freguesias para além daquelas que já figuravam no seu anexo, e cujas explorações, atingidas de igual modo pela “catástrofe natural”, pudessem beneficiar também do apoio ao “restabelecimento do potencial produtivo”. No termo da data determinada para a apresentação da declaração de prejuízos, 12 de setembro de 2016, de acordo com n.º 2 do artigo 3.º do referido despacho, apuraram-se mais 22 freguesias em que se identificaram danos ocorridos em explorações agrícolas por efeito da “catástrofe natural”, para além daquelas que já figuravam no seu anexo. Torna-se pois necessário incluir as explorações agrícolas situadas nestas freguesias no âmbito de aplicação do apoio ao “restabelecimento do potencial produtivo” acionado pelo Despacho 10803B/2016, de 31 de agosto e prorrogar, para estes casos, o termo da data para apresentação dos pedidos de apoio.

Assim, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 e do n.º 2 do artigo 6.º da Portaria 199/2015, de 6 de julho, com as alterações introduzidas pela Portaria 56/2015, de 18 de março, determino o seguinte:

Artigo 1.º

Podem ainda beneficiar do apoio à reposição do potencial produtivo previsto no Despacho 10803-B/2016, de 31 de agosto, nos mesmos termos e condições, as explorações agrícolas localizadas nas freguesias que constam do anexo ao presente despacho e que deste faz parte integrante.

Artigo 2.º

O prazo de apresentação dos pedidos de apoio a que se refere o n.º 6 do artigo 2.º do Despacho 10803-B/2013, relativos às explorações situadas nas freguesias constantes do anexo ao presente despacho, termina dia 7 de outubro de 2016.

Artigo 3.º

O presente despacho produz efeitos à data de entrada em vigor do

Despacho 10803-B/2016, de 31 de agosto.

23 de setembro de 2016. - O Ministro da Agricultura, Florestas e

Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos.

209896066 sourado e Linhares;

ANEXO

A que se refere o artigo 1.º

1 - Na área compreendida na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, são abrangidas as seguintes freguesias:

a) Do município de Barcelos:

União das freguesias de Vila Cova e

b) Do município de Cabeceiras de Basto:

União das freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas;

c) Do município de Cinfães:

Tarouquela;

d) Do município de Gondomar:

União das freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, União das freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim;

e) Do município de Mirandela:

União das freguesias de Avantos e Feitos;

Romeu;

f) Do município de Paredes de Coura:

União das freguesias de Cos-g) Do município de Ponte de Lima:

Calheiros e Refóios do Lima;

h) Do município de Viana do Castelo:

Amonde e União das freguesias de Barroselas e Carvoeiro.

2 - Na área compreendida na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, são abrangidas as seguintes freguesias:

a) Do município de Águeda:

Macinhata do Vouga, União das freguesias de Águeda e Borralha, União das freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, União das freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba, Valongo do Vouga;

b) Do município de Castelo Branco:

Malpica do Tejo;

c) Do município de Figueira de Castelo Rodrigo:

União das freguesias de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo;

d) Do município de Gouveia:

Arcozelo e Vila Cortês da Serra;

e) Do município de Nelas:

Senhorim;

f) Do município de Sabugal:

Bendada.

209891757

Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2751215.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda