A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44845, de 7 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção aos artigos 1.º e 3.º do Decreto-Lei n.º 26537, de 22 de Abril de 1936 (gerência das tesourarias da Fazenda Pública) - Considera investidos regularmente por todo o tempo que durarem as respectivas gerências, sem necessidade de sujeição do alvará de nomeação ao visto do Tribunal de Contas, os tesoureiros que, nas condições do § 1.º do artigo 3.º do referido decreto-lei, assumiram interinamente as últimas gerências nos concelhos do Crato e Espinho.

Texto do documento

Decreto-Lei 44845

A situação de doença dos tesoureiros da Fazenda Pública ocorre, por vezes, em condições - ligadas ao pouco tempo de serviço dos respectivos propostos ou à própria natureza da doença - em face das quais não é razoável atribuir àqueles funcionários a responsabilidade pela gerência das tesourarias. Por outro lado, quando o tesoureiro adoece e se encontra sem proposto não seria por igual razoável que se obrigasse, mesmo quando tal fosse possível pelo seu estado de saúde, a nomear um proposto e a ficar com a sua responsabilidade ligada aos respectivos actos.

Deste modo a necessidade de acautelar a regularidade e continuidade destas funções, defendendo os interesses do Estado, recomenda mais o recurso à nomeação de tesoureiro interino do que ao exercício efectivo das funções de tesoureiro por parte do proposto sob a responsabilidade daquele.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Aos artigos 1.º e 3.º do Decreto-Lei 26537, de 22 de Abril de 1936, é dada a redacção seguinte:

Artigo 1.º A gerência das tesourarias da Fazenda Pública, em caso de promoção, transferência, suspensão, morte ou afastamento por qualquer outro motivo do tesoureiro efectivo, salvo o de licença graciosa ou por doença, sem prejuízo do que, quanto a esta última situação, se dispõe no § 1.º do artigo 3.º do presente diploma, fica confiada ao respectivo proposto, sem dependência de nomeação e de posse, lavrando-se apenas o termo de transição na forma habitual, o qual será enviado ao Tribunal de Contas para efeitos de visto e registo.

§ único. ........................................................

Art. 3.º ..........................................................

§ 1.º Proceder-se-á nos mesmos termos no caso de doença dos tesoureiros da Fazenda Pública que, pela natureza desta, não possam continuar com a responsabilidade da gerência, bem como quando se encontrar por preencher o lugar de proposto ou a direcção de finanças entender que este não se encontra habilitado a substituir o tesoureiro, ainda que sob a responsabilidade deste.

§ 2.º Os vencimentos do tesoureiro doente serão satisfeitos em conta de dotação especial inscrita no Orçamento Geral do Estado.

Art. 2.º (transitório). Consideram-se investidos regularmente por todo o tempo que durarem as respectivas gerências, sem necessidade de sujeição do alvará de nomeação ao visto do Tribunal de Contas, os tesoureiros que, nas condições do § 1.º do artigo 3.º do Decreto-Lei 26537, de 22 de Abril de 1936, na nova redacção que lhe é dada pelo presente diploma, assumiram interinamente as últimas gerências nos concelhos do Crato e Espinho.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 7 de Janeiro de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - António Augusto Peixoto Correia - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Pedro Mário Soares Martinez.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/01/07/plain-274781.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/274781.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1936-04-22 - Decreto-Lei 26537 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Regula o provimento interino das tesourarias da Fazenda Pública em caso de promoção, transferência, suspensão, morte ou afastamento por qualquer outro motivo do tesoureiro efectivo.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-02-25 - DECLARAÇÃO DD12498 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    De que se refere ao Decreto-Lei n.º 44845, e não ao Decreto-Lei n.º 44485, a rectificação inserta no Diário do Governo n.º 18, de 22 do mês findo.

  • Tem documento Em vigor 1963-02-25 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    De que se refere ao Decreto-Lei n.º 44845, e não ao Decreto-Lei n.º 44485, a rectificação inserta no Diário do Governo n.º 18, de 22 do mês findo

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda