A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 18557, de 27 de Junho

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações no Regulamento de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada, aprovado pelo Decreto n.º 42862 - Revoga a Portaria n.º 17630.

Texto do documento

Portaria 18557
Tornando-se necessário rever algumas disposições contidas no regulamento aprovado pelo Decreto 42862, de 25 de Fevereiro de 1960, bem como actualizar ou modificar outras;

Depois de se ter procedido ao estudo previsto no artigo 5.º daquele decreto;
Ao abrigo da faculdade conferida pelo artigo 6.º do mesmo diploma:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Marinha, aprovar e publicar as seguintes alterações ao Regulamento de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada:

1.º O artigo 10.º passa a ter a seguinte redacção:
Art. 10.º As calças de algodão amarelo-torrado para oficiais, aspirantes a oficial e cadetes são de caqui, sem listas nem pestanas, direitas, tendo de cada lado, junto à costura lateral, uma algibeira interior.

Têm cós de 0,040 m de altura, com sete passadeiras (uma sobre a costura traseira e três de cada lado), com 0,040 m de altura por 0,015 m de largura.

Largura inferior da perna entre 0,230 m e 0,280 m.
2.º O artigo 12.º passa a ter a redacção seguinte:
Art. 12.º As calças azuis para oficiais, aspirantes a oficial e cadetes são de pano de lã azul-ferrete, sem listas nem pestanas, direitas, tendo de cada lado, junto à costura lateral, uma algibeira interior.

Têm cós com passadeiras, como é indicado no artigo 10.º
Largura inferior da perna entre 0,230 m e 0,280 m.
3.º O artigo 14.º passa a ter a seguinte redacção:
Art. 14.º As calças de flanela azul para oficiais, aspirantes a oficial e cadetes (figs. 18 e 19) são de flanela de lã azul-ferrete, sem listas nem pestanas, direitas, tendo de cada lado, na folha da frente, uma algibeira interior com a abertura inclinada a 30º; a parte inferior da abertura começa na costura lateral. Na parte posterior têm, de cada lado, uma algibeira interior, com a abertura de 0,150 m, tendo superiormente uma portinhola de duplo recorte terminada em bico, com a largura de 0,060 m ao centro e 0,050 m nos extremos, nesta portinhola está aberta uma casa para abotoar num botão preto do padrão n.º 5.

Têm cós com passadeiras, como é indicado no artigo 10.º
Largura inferior da perna entre 0,230 m e 0,280 m.
4.º O artigo 42.º passa a ter a redacção seguinte:
Art. 42.º A farda para oficiais generais (figs. 38 e 39) é de pano de lã azul-ferrete forrada de cetim preto, com duas ordens divergentes de oito botões cada uma, do padrão n.º 1, da cintura à altura dos ombros, para ter abotoados os quatro botões inferiores. As bandas são viradas e abotoam no penúltimo botão de cima; cada uma das bandas tem três casas fingidas.

Gola direita de 0,035 m a 0,050 m de altura, bordada a ouro, conforme a fig. 40, com os cantos rectangulares e fechada por um colchete na parte inferior.

Mangas com canhão aberto, com dois botões de padrão n.º 2 junto à costura e guarnecidas com os galões do posto [alíneas a) a d) do artigo 75.º].

As abas são do talhe indicado nas figs. 38 e 39, descendo até à curva das pernas; no cruzamento da costura da cintura e do meio quarto traseiro, cada aba tem um botão do padrão n.º 1 e inferiormente a este botão, na mesma linha vertical, mais dois botões do mesmo padrão, semiencobertos. Ao lado, em cada aba junto à cintura, tem horizontalmente uma portinhola com três bicos e três botões do padrão n.º 1.

Em cada ombro, para colocação das dragonas, a farda tem duas passadeiras fixas, mesmo tecido, de forma quadrangular; a colocada junto da gola é pequena e a outra tem 0,085 de comprimento por 0,028 m de largura e é bordada a fio de ouro brilhante com o desenho da fig. 41.

5.º O artigo 51.º passa a ter a seguinte redacção:
Art. 51.º A jaqueta branca para oficiais é de cotim branco, de talhe igual ao da jaqueta azul, tendo em cada ombro duas pequenas passadeiras fixas, do mesmo tecido, para a colocação das platinas.

Mangas sem botões e com canhão fechado de 0,075 m de altura.
6.º O artigo 75.º passa a ter a redacção seguinte:
Art. 75.º Os distintivos correspondentes a cada posto de oficial e a aspirante a oficial são os que a seguir se indicam e usam-se:

1) Nas mangas da farda, sobrecasaca, jaqueta azul e jaquetão:
a) Almirante - quatro galões, sendo o inferior do padrão n.º 1 e os restantes do padrão n.º 2 (fig. 71);

b) Vice-almirante - três galões, sendo o inferior do padrão n.º 1 e os restantes do padrão n.º 2 (fig. 72);

c) Contra-almirante - dois galões, sendo o inrior do padrão n.º 1 e o outro do padrão n.º 2 (fig. 73);

d) Comodoro - um galão do padrão n.º 1 (fig. 74);
e) Capitão-de-mar-e-guerra - quatro galões, sendo o inferior do padrão n.º 3 e os restantes do padrão n.º 4 (fig. 75);

f) Capitão-de-fragata - três galões, sendo o inferior do padrão n.º 3 e os restantes do padrão n.º 4 (fig. 76);

g) Capitão-tenente - dois galões, sendo o inferior do padrão n.º 3 e o outro do padrão n.º 4 (fig. 77);

h) Primeiro-tenente - três galões do padrão n.º 4 (fig. 78);
i) Segundo-tenente - dois galões do padrão n.º 4 (fig. 79);
j) Guarda-marinha e subtenente - um galão do padrão n.º 4 (fig. 80);
l) Aspirante a oficial - um galão do padrão n.º 5 (fig. 81).
§ 1.º O galão superior forma um óculo cujo diâmetro interior é de 0,025 m para os oficiais generais e de 0,020 m para os restantes oficiais e os aspirantes a oficial.

Para comodoro o óculo é de galão do padrão n.º 2.
§ 2.º Os galões circundam as mangas dos artigos de fardamento mencionados no n.º 1) deste artigo, excepto no jaquetão, onde apenas são colocados na folha exterior da cada manga.

§ 3.º A distância da orla do galão inferior à bainha da manga é de 0,050 m para os oficiais generais e de 0,060 m para os restantes.

§ 4.º A distância entre os galões dos oficiais generais é de 0,005 m e entre os galões dos oficiais superiores e subalternos é de 0,004 m.

§ 5.º Os galões dos oficiais e aspirantes a oficial que não sejam da classe de marinha assentam sobre uma tira de veludo da cor designativa da classe a que pertencem (artigo 73.º). Esta tira excede o galão inferior em 0,005 m, formando vivo. O interior do óculo é completamente preenchido pelo veludo.

2) Nas passadeiras a colocar na bata, blusão, camisa tropical, camisa azul, camisa amarelo-torrada, gabardina e sobretudo:

a) Almirante - quatro estrelas do padrão n.º 1, de ouro fosco, dispostas em losango, com um dos vértices dos ângulos menores voltado para o lado da gola (fig. 50);

b) Vice-almirante - quatro estrelas do padrão n.º 1, de ouro fosco, dispostas em losango, com um dos vértices dos ângulos menores voltado para o lado da gola (fig. 50);

c) Contra-almirante - três estrelas do padrão n.º 1, de prata fosca, dispostas em triângulo isósceles, com o vértice do ângulo desigual voltado para o lado da gola;

d) Comodoro - duas estrelas do padrão n.º 1, de prata fosca, dispostas numa linha transversal;

e) Oficiais superiores, subalternos e aspirante a oficial - os galões indicados nas alíneas e) a l) do n.º 1 colocados no sentido transversal da passadeira (figs. 51 e 52).

§ 1.º As estrelas devem sempre ser colocadas nas passadeiras, com uma das pontas virada para o lado da gola, e as que são colocadas mais perto da extremidade virada para o ombro devem deixar uma margem livre de 0,005 m.

§ 2.º As estrelas dos oficiais generais que não sejam da classe de marinha assentam cada uma sobre um círculo de veludo de cor designativa da classe a que pertencem (artigo 73.º), de raio igual ao da estrela.

§ 3.º Os galões dos oficiais superiores, subalternos e aspirantes a oficial são colocados nas passadeiras da forma indicada nos §§ 1.º, 4.º e 5.º do n.º 1) e o galão colocado mais próximo da extremidade virada para o ombro deve deixar uma margem livre de 0,005 m.

3) Nas platinas a colocar no dólman branco e jaqueta branca:
a) Almirante - quatro estrelas do padrão n.º 2, de ouro fosco, dispostas como nas passadeiras.

Entre a estrela mais próximo do botão da platina e este, a meia distância, uma âncora de prata fosca de 0,020 m de altura, com o anete voltado para o botão. Na orla da platina, um silvado bordado a fio de ouro (fig. 54);

b) Vice-almirante - quatro estrelas do padrão n.º 2, de prata fosca, dispostas como nas passadeiras. Âncora e silvado como nas platinas de almirante (fig. 54);

c) Contra-almirante - três estrelas do padrão n.º 2, de prata fosca, dispostas como nas passadeiras. Âncora e silvado como nas platinas de almirante;

d) Comodoro - duas estrelas do padrão n.º 2, de prata fosca, dispostas como nas passadeiras. Âncora e silvado como nas platinas de almirante;

e) Oficiais superiores, subalternos e aspirante a oficial - os galões indicados nas alínea, e) a l) do n.º 1, colocados no sentido transversal da platina (figs. 55 e 56);

§ 1.º Na colocação das estrelas das platinas deve ser observado o disposto nos §§ 1.º e 2.º do n.º 2).

§ 2.º Os galões dos oficiais superiores, subalternos e aspirantes a oficial são colocados da forma indicada nos §§ 1.º, 4.º e 5.º do n.º 1).

§ 3.º O galão colocado na platina mais próxima da extremidade virada para o ombro deve deixar uma margem livre de 0,012 m (figs. 55 e 56).

7.º O artigo 79.º passa a ter a redacção seguinte:
Art. 79.º Os distintivos de especialização para oficiais são os seguintes:
1) Mergulhador sapador (fig. 91). - Um capacete de mergulhador com 0,04 m de altura por 0,035 m de largura.

2) Navegação submarina (fig. 92). - A silhueta de um submersível, em posição horizontal, com 0,020 m de altura e 0,065 m de comprimento, com a proa virada para a direita.

§ único. Estes distintivos são bordados a fio de ouro ou confeccionados em metal dourado e usam-se nas condições mencionadas nos §§ 1.º e 2.º do artigo anterior.

8.º O artigo 96.º passa a ter a redacção seguinte:
Art. 96.º O Chefe do Estado, quando for oficial da Armada, usará:
1) Sendo oficial general - os artigos de uniforme correspondentes ao seu posto, com as seguintes alterações:

a) Nos uniformes em que os galões são usados nas mangas - seis estrelas do padrão n.º 1, de ouro fosco, sendo três colocadas entre o galão inferior e a extremidade da manga e as outras três na parte superior dos galões, dispostas em triângulo, com o vértice voltado para cima, ficando o óculo do galão superior entre as duas estrelas da base desse triângulo;

b) Nas passadeiras e nas platinas - seis estrelas, respectivamente dos padrões n.os 1 e 2, de ouro fosco, dispostas em duas linhas paralelas.

2) Não sendo oficial general - os artigos de uniforme correspondentes a oficial general, com as seguintes alterações:

a) Nos uniformes em que os galões são usados nas mangas - seis estrelas do padrão n.º 1, de ouro fosco, dispostas em triângulo, em lugar dos galões do respectivo posto;

b) Nas passadeiras - seis estrelas do padrão n.º 1, de ouro fosco, dispostas em duas linhas paralelas, em lugar dos galões do respectivo posto;

c) Nas platinas - seis estrelas do padrão n.º 2, de ouro fosco, dispostas em duas linhas paralelas, âncora de prata fosca e silvado bordado a fio de ouro, como nas platinas dos oficiais generais, em vez dos galões do respectivo posto.

9.º O artigo 97.º passa a ter a redacção seguinte:
Art. 97.º O Ministro da Defesa Nacional, quando for oficial da Armada, usará os artigos de uniforme correspondentes ao seu posto, com as seguintes alterações:

1) Sendo oficial general:
a) Nos uniformes em que os galões são usados nas mangas - cinco estrelas do padrão n.º 1, de ouro fosco, sendo três colocadas entre o galão inferior e a extremidade da manga e a outras duas na parte superior do galão, uma de cada lado do óculo;

b) Nas passadeiras e nas platinas - cinco estrelas, respectivamente dos padrões n.os 1 e 2, de ouro fosco, sendo quatro dispostas em quadrado e a outra formando um triângulo com as duas que definem o lado superior do quadrado.

2) Não sendo oficial general:
a) Nos uniformes em que os galões são usados nas mangas - cinco estrelas do padrão n.º 1, de ouro fosco, dispostas em trapézio, sendo três na base, na parte inferior das mangas, e duas na parte superior, definindo a base menor do trapézio, em lugar dos galões do respectivo posto;

b) Nas passadeiras - cinco estrelas do padrão n.º 1, de ouro fosco, dispostas da forma indicada na alínea b) do número anterior, em lugar dos galões do respectivo posto;

c) Nas platinas - cinco estrelas do padrão n.º 2, de ouro fosco, dispostas de forma indicada na alínea b) do número anterior, âncora, de prata fosca, e silvado bordado a fio de ouro como nas platinas dos oficiais generais, em lugar dos galões do respectivo posto;

d) Boné e chapéu armado iguais aos dos oficiais generais.
10.º O artigo 99.º passa a ter a redacção seguinte:
Art. 99.º O vice-almirante exercendo as funções de chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas ou as de presidente do Supremo Tribunal Militar usará os uniformes correspondentes ao seu posto, com as seguintes alterações:

1) Nos uniformes em que os galões são usados nas mangas - uma estrela do padrão n.º 1, de ouro fosco, colocada superiormente ao óculo do galão;

2) Nas passadeiras - uma barra em galão de espiguilha de ouro, com 0,005 m de largura e 0,025 m de comprimento, colocada entre a extremidade da passadeira e a estrela que fica do lado do ombro;

3) Nas platinas - uma barra igual à descrita no número anterior, colocada entre o silvado e a estrela que fica do lado do ombro.

11.º O uniforme n.º 2 para cadetes, constante da tabela anexa ao Decreto 42862, passa a ser constituído pelos artigos seguintes:

Dólman azul;
Calças azuis;
Colete;
Boné;
Camisa branca;
Colarinho do padrão n.º 2;
Gravata de seda;
Luvas brancas de peliça;
Medalhas e condecorações;
Peúgas pretas;
Sapatos de verniz.
12.º É acrescentada uma nova nota às notas à tabela de uniformes, com a seguinte redacção:

V) Aos oficiais generais e superiores é autorizado, durante um período de dez anos, o uso da casaca a que se refere o plano de uniformes aprovado pelo Decreto 18042, de 9 de Janeiro de 1930, nas condições estabelecidas neste diploma e em substituição da jaqueta.

13.º Alterações dos desenhos da sobrecasaca dos oficiais:
No desenho actual (fig. 58) são introduzidas as duas costuras das bandas e a costura do quarto superior da frente, entre as duas ordens de botões.

14.º Alterações dos desenhos da farda para oficiais generais:
No desenho actual (figs. 38 e 39) são introduzidas as alterações aprovadas pelo n.º 4 desta portaria.

15.º Alterações do desenho da fig. 92:
Do desenho actual é retirado o escudo com ramagens que encimava o submersível.
16.º É revogada a Portaria 17630, de 14 de Março de 1960.
Ministério da Marinha, 27 de Junho de 1961. - O Ministro da Marinha, Fernando Quintanilha Mendonça Dias.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/273566.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-02-25 - Decreto 42862 - Ministério da Marinha - Superintendência dos Serviços da Armada

    Aprova e manda pôr em execução o plano de uniformes para oficiais, aspirantes a oficial e cadetes da Armada - Substitui o aprovado pelo Decreto n.º 18042.

  • Tem documento Em vigor 1960-03-14 - Portaria 17630 - Ministério da Marinha - Estado-Maior da Armada

    Inclui uma nova nota à tabela de uniformes anexa ao plano de uniformes para oficiais, aspirantes a oficial e cadetes da Armada, aprovado pelo Decreto n.º 42862.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1961-07-18 - DECLARAÇÃO DD12006 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Rectifica a forma como foi publicada a Portaria n.º 18557, que introduz alterações no Regulamento de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada.

  • Tem documento Em vigor 1961-07-18 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Rectifica a forma como foi publicada a Portaria n.º 18557, que introduz alterações no Regulamento de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda