A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 18408, de 19 de Abril

Partilhar:

Sumário

Modifica os n.os 1) e 2) do artigo 3.º, título I «Passageiros», da tarifa geral de transportes.

Texto do documento

Portaria 18408
O novo acordo colectivo de trabalho entre os sindicatos dos ferroviários e a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, celebrado em obediência à política de protecção aos trabalhadores e à necessidade de melhorar o seu enquadramento corporativo, acaba de ser homologado pelo Governo.

Resultam desse acordo pesados encargos para o caminho de ferro, avaliados em cerca de 160000 contos anuais, pelo que se tornou imperioso, em paralelo com outras providências, promover a melhoria de receitas da empresa.

Para ocorrer a tal desiderato, decidiu o Governo encarar para já a revisão das actuais tarifas de passageiros, embora numa escala moderada, que se conciliasse, tanto quanto possível, com a política de preços que intransigentemente tem defendido, com vista à estabilidade económica do País.

Os aumentos estipulados, de 7 e 5 por cento, respectivamente para a 3.ª e 2.ª classes da tarifa geral de transportes em grande e pequena velocidade, conjuntamente com os que incidirão nos preços das tarifas especiais, permitirão, conforme se calcula, a cobertura de 22 por cento dos encargos antes referidos.

Nestes termos, usando da faculdade que me confere o disposto no § 1.º do artigo 1.º do Decreto-Lei 37351, de 24 de Março de 1949:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Comunicações, ao abrigo do artigo 2.º do Decreto-Lei 27665, de 24 de Abril de 1937, que os n.os 1) e 2) do artigo 3.º, título I "Passageiros», da tarifa geral de transportes sejam modificados como segue:

ARTIGO 3.º
Preços
1) O preço dos bilhetes corresponde sempre ao percurso total a efectuar, expresso em fracções indivisíveis de 1 km, e calcula-se pelas seguintes bases, por passageiro e quilómetro:

1.ª classe (base 1.ª) ... $50
2.ª classe (base 2.ª) ... $40
3.ª classe (base 3.ª) ... $30
2) As cobranças a efectuar nos termos do número anterior ficam sujeitas aos mínimos por passageiro:

1.ª classe ... 3$00
2.ª classe ... 2$50
3.ª classe ... 2$00
O quadro das bases dos preços da tarifa geral (grande velocidade) é alterado como segue, na parte relativa a passageiros:

Bases dos preços da tarifa geral
Grande velocidade
(ver documento original)
Ministério das Comunicações, 19 de Abril de 1961. - O Ministro das Comunicações, Carlos Gomes da Silva Ribeiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/272982.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1937-04-24 - Decreto-Lei 27665 - Ministério das Obras Públicas e Comunicações - Direcção Geral de Caminhos de Ferro

    Promulga várias disposições acerca de tarifas ferroviárias e fixa a comptência do Ministro das Obras Públicas e do director geral de caminhos de ferro em alguns assuntos relativos a caminhos de ferro.

  • Tem documento Em vigor 1949-03-24 - Decreto-Lei 37351 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Altera a tarifa geral de transporte de passageiros, a tarifa de transporte fluvial entre as estações de Lisboa e do Barreiro e a tarifa geral de transporte de mercadorias.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1961-06-03 - Portaria 18512 - Ministério das Comunicações - Direcção dos Serviços de Exploração e Material - 3.ª Repartição

    Fixa a tarifa mínima das carreiras concorrentes de passageiros, por estrada.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda