A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar Regional 19/91/A, de 9 de Julho

Partilhar:

Sumário

APROVA A ESTRUTURA SALARIAL DAS CARREIRAS DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE E DE AUXILIAR DE CONTABILIDADE DA DIRECÇÃO REGIONAL DO ORÇAMENTO E CONTABILIDADE. PRODUZ EFEITOS A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO DE 1989.

Texto do documento

Decreto Regulamentar Regional 19/91/A
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro, ficaram estabelecidas as novas regras sobre o estatuto remuneratório dos funcionários e agentes da Administração Pública e das remunerações base das respectivas carreiras e categorias.

A carreira de técnico profissional de contabilidade foi estabelecida pelo Decreto Regulamentar Regional 17/84/A, de 29 de Maio, e posteriormente o Decreto Regulamentar Regional 16/90/A, de 2 de Maio, procedeu à sua reestruturação e revalorização como carreira específica do pessoal do quadro da Secretaria Regional das Finanças e Planeamento, afecta à Direcção Regional do Orçamento e Contabilidade, pelo que importa agora aprovar a estrutura salarial da referida carreira e enquadrá-la dentro dos princípios enformadores do novo sistema retributivo.

Deste modo, e tendo em consideração o disposto no artigo 29.º, n.º 1, do Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro, há que integrar as carreiras de técnico contabilista e de auxiliar de contabilidade no novo estatuto remuneratório da Administração Pública.

Por outro lado, e ao abrigo das disposições do Decreto-Lei 45-A/84, de 3 de Fevereiro, o presente diploma foi antecedido de negociações com as organizações sindicais respectivas.

Assim, tendo em consideração o disposto no artigo 29.º, n.º 1, do Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro, o Governo Regional decreta, nos termos da alínea g) do n.º 1 do artigo 229.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º A estrutura remuneratória das carreiras de técnico de contabilidade e de auxiliar de contabilidade da Direcção Regional do Orçamento e Contabilidade são, respectivamente, as constantes dos mapas I e II anexos ao presente diploma, de que fazem parte integrante.

Art. 2.º A transição do pessoal técnico de contabilidade operar-se-á de acordo com o mapa III anexo a este diploma, do qual faz parte integrante.

Art. 3.º - 1 - Os funcionários que tenham mudado de categoria a partir de 1 de Outubro de 1989 transitam para a nova estrutura salarial, de acordo com a categoria de que são titulares à data da entrada em vigor do presente diploma.

2 - Para efeitos de cálculo das remunerações no período compreendido entre 1 de Outubro de 1989 e a data de entrada em vigor do presente diploma, atender-se-á, nos casos previstos no número precedente, ao índice atribuído à situação que o funcionário detinha até à data em que se verificou a mudança de categoria.

Art. 4.º - 1 - A promoção nas carreiras abrangidas pelo presente diploma far-se-á da seguinte forma:

a) Para o escalão 1 da categoria para a qual se faz a promoção;
b) Para o escalão que, na estrutura remuneratório da categoria para a qual se faz a promoção, corresponda o índice superior mais aproximado, se o funcionário auferir já remuneração igual ou superior à do escalão 1.

2 - A progressão far-se-á por mudança de escalão, após a permanência de três anos no escalão imediatamente anterior.

Art. 5.º - 1 - O pessoal administrativo a exercer funções na Direcção Regional do Orçamento e Contabilidade à data da publicação deste diploma poderá ingressar na carreira de pessoal auxiliar de contabilidade, mediante a frequência de curso de formação adequado e aprovação em provas teórico-práticas sobre a matéria curricular da carreira, com o que ficam extintos os lugares da carreira administrativa da Direcção Regional do Orçamento e Contabilidade, constantes do mapa anexo ao Decreto Regulamentar Regional 40/88/A, de 7 de Outubro.

2 - A regulamentação do curso de formação e das provas previstas no número anterior será feita por despacho conjunto dos Secretários Regionais da Administração Interna e das Finanças e Planeamento.

Art. 6.º Em tudo o que não estiver regulamentado no presente diploma, aplicam-se as disposições do Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro.

Art. 7.º O presente diploma entra em vigor na data da sua publicação, produzindo, porém, efeitos remuneratórios a partir de 1 de Outubro de 1989.

Aprovado em Conselho do Governo Regional, em Angra do Heroísmo, em 14 de Maio de 1991.

O Presidente do Governo Regional, João Bosco Mota Amaral.
Assinado em Angra do Heroísmo em 5 de Junho de 1991.
Publique-se.
O Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, Mário Fernando de Campos Pinto.


MAPA I
(ver documento original)

MAPA II
(ver documento original)

MAPA III
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/27261.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-02-03 - Decreto-Lei 45-A/84 - Presidência do Conselho de Ministros

    Regulamenta o direito de negociação dos trabalhadores da Administração Pública, excluindo as Forças Armadas e militarizadas.

  • Tem documento Em vigor 1984-05-29 - Decreto Regulamentar Regional 17/84/A - Região Autónoma dos Açores - Governo Regional - Secretaria Regional das Finanças

    Cria a carreira de técnico profissional de contabilidade na Direcção Regional do Orçamento e Contabilidade.

  • Tem documento Em vigor 1989-10-16 - Decreto-Lei 353-A/89 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece regras sobre o estatuto remuneratório dos funcionários e agentes da Administração Pública e a estrutura das remunerações base das carreiras e categorias nele contempladas.

  • Tem documento Em vigor 1990-05-02 - Decreto Regulamentar Regional 16/90/A - Região Autónoma dos Açores - Governo Regional - Secretaria Regional das Finanças e Planeamento

    Cria as carreiras de pessoal técnico de contabilidade, integradas no quadro de pessoal da Secretaria Regional das Finanças e Planeamento, visando o ajustamento das referidas carreiras à reestruturação e revalorização efectuadas pelo Decreto Regulamentar n.º 17/87, de 18 de Fevereiro, e pelo Decreto-Lei n.º 413/89, de 30 de Novembro.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-03-21 - Decreto Legislativo Regional 6/2001/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa Regional

    Revaloriza as carreiras de pessoal técnico contabilista e de auxiliar de contabilidade da Direcção Regional do Orçamento e Tesouro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda