Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última redação introduzida pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, e concluído o procedimento concursal de recrutamento e seleção de um dirigente intermédio de 2.º grau, para o cargo de Chefe de Divisão de Instalações de Combustíveis do Centro (DICC) da Direção de Serviços de Combustíveis, com as competências constantes do ponto 2.3 do Anexo ao Despacho 3718/2015, de 31 de março, que criou várias unidades flexíveis da DireçãoGeral de Energia e Geologia, publicado no Diário da República n.º 72, 2.ª série de 14 de abril de 2015, e publicitado pelo Aviso (extrato) n.º 4945/2016 no Diário da República n.º 73, 2.ª série, de 14 de abril de 2016, o júri, na ata final que integra o respetivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a designação da técnica superior, Helena Maria Fernandes Neves Rodrigues, a qual preenche os requisitos legais exigidos e possui o perfil e as características necessárias ao exercício das atribuições e à prossecução dos objetivos da respetiva unidade flexível.
Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, a candidata revelou possuir competências técnicas e aptidão mais adequadas e indispensáveis para o exercício do cargo a prover, conforme resulta da respetiva nota curricular, anexa ao presente despacho.
Nestes termos, e atento o disposto nos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última redação introduzida pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, concordo com a proposta do júri, pelo que designo no cargo de Chefe de Divisão de Instalações de Combustíveis do Centro (DICC) da Direção de Serviços de Combustíveis, em comissão de serviço, pelo período de três anos, a técnica superior, Helena Maria Fernandes Neves Rodrigues.
A presente designação produz efeitos a 1 de setembro de 2016. 25 de agosto de 2016. - O DiretorGeral, Carlos Manuel Aires Pereira de Almeida.
Nota Curricular
1 - Dados pessoais:
Nome - Helena Maria Fernandes Neves Rodrigues Naturalidade - Funchal, junho de 1962 Nacionalidade - Portuguesa
2 - Habilitações académicas:
Licenciatura em Engenharia Mecânica - Ramo de Termodinâmica e Fluidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
3 - Situação profissional atual:
Técnica superior da Divisão de Instalações de Combustíveis da Área Centro da DGEG, desde janeiro de 2015.
4 - Atividade profissional:
Na DireçãoGeral de Energia e Geologia após janeiro de 2015 e até à presente data, Técnica Superior da Divisão de Instalações de Combustíveis do Centro com desempenho de funções no âmbito do licenciamento de instalações de armazenagem de produtos derivados do petróleo, postos de abastecimento de combustíveis e unidades de abastecimento de gás natural.
Na Direção Regional do Centro do Ministério da Economia, entre 1991 e dezembro de 2014.
Diretora de Serviços da Direção de Serviços da Qualidade de 2009 a 2014. a 2014.
Diretora do Laboratório Regional de Metrologia do Centro de 2009 Chefe de Divisão de Qualificação de 2004 e 2009. Na Direção de Serviços da Qualidade desempenhou funções no âmbito da análise de processos de contra ordenação; realização de exames a candidatos à profissão de fogueiros; realização de ensaios de funcionamentos a instalações de produção de vapor; licenciamento de armazenagem de produtos derivados do petróleo; inspeção fiscalização e colheita de amostras em centros de distribuição de cimentos; licenciamento da instalação de motores fixos, licenciamento de equipamentos sob pressão; licenciamento de cisternas para transporte rodoviário de matérias perigosas; qualificação de instaladores de dispositivos limitadores de velocidade; qualificação de instaladores/reparadores de tacógrafos; qualificação de serviços concelhios e municipais de metrologia.
Desempenhou funções na Direção de Serviços da Indústria no âmbito da análise e aprovação de projetos de instalações industriais, realização de vistorias e análise de reclamações.
No sector privado entre 1988 e 1991 - Controlo de qualidade; projeto e construção de geradores de vapor e outros equipamentos térmicos
5 - Outras atividades e representações:
Membro da comissão nacional de transporte de matérias perigosas. Vogal da comissão técnica portuguesa de normalização da CT 111 - GT54. lidade. ditados de Portugal.
Representante da DRE Centro na Associação Portuguesa para a QuaRepresentante da DRE Centro na Associação de Laboratórios Acre-6 - Formação profissional:
Seminário de Alta Direção;
Diploma de Especialização em Gestão Publica e Programa de Formação em Gestão Pública - FORGEP.
Participação em ações de formação em matéria de requisitos gerais de competências para laboratórios; dispositivos de segurança; segurança em indústrias de alto risco; otimização energética na indústria; planeamento estratégico e gestão por objetivos, gestão e controlo de documentos, liderança e comunicação interna; concretização de objetivos; gestão do tempo e do stress organizacional; gestão por objetivos - avaliadores; estratégias de atendimento e gestão de reclamações; avaliação negociação e contratualização de objetivos auditorias e sistemas da qualidade; organização e gestão da qualidade, contencioso e execuções fiscais, controlo metrológico e sistemas de gestão ambiental.
209840142
Instituto Português da Qualidade, I. P.