2 - O nomeado fica autorizado a optar pelo vencimento ou retribuição base da sua função, cargo ou categoria de origem, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, e pela Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro.
3 - A presente nomeação produz efeitos a partir de 23 de Março de 2010.
19 de Março de 2010. - O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Ernesto
Santos Silva.
Síntese curricular
O major-general Rui Manuel da Silva Rodrigues nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 15 de Outubro de 1954, tendo sido promovido ao actual posto em 20 de Setembro de 2006.É licenciado em Ciências Militares e em Engenharia Electrotécnica de Telecomunicações pela Academia Militar, possuindo também os cursos de criptólogo, o curso de promoção a oficial-general (CPOG) e o curso geral de comando e estado-maior. Tem ainda outros cursos e estágios tirados em Inglaterra (UK ADP Training School), Itália e Alemanha (NATO CIS School) e nos Estados Unidos (Advanced Communications Course).
Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias unidades e estabelecimentos do Exército, nomeadamente na Escola Prática de Transmissões, Quartel-General da Região Militar do Norte (Porto), Quartel-General da Região Militar do Centro (Coimbra), Direcção da Arma de Transmissões, Estado-Maior do Exército (chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação) e no Centro de Informática do Exército, que dirigiu.
Esteve ainda colocado na NATO CIS Agency (NACISA) e posteriormente na NATO C3 Agency (NC3A-Be) em Bruxelas, onde desempenhou as funções de deputy program manager para a área dos sistemas de informação (intelligence) e de chairman do BICC (BICES Initial Core Capability) Project Evaluation Board.
No âmbito das presidências portuguesa da Comunidade Europeia, coordenou as comunicações da missão de monitores da Comunidade Europeia na ex-Jugoslávia em 1992 e foi chefe militar da missão de monitores da União Europeia para os Balcãs em 2000, tendo acumulado com a chefia da delegação diplomática portuguesa na mesma missão.
Representou o Chefe do Estado-Maior do Exército nos conselhos dos sistemas de informação da defesa (CSICOD), no âmbito do Ministério da Defesa Nacional, e na Coordenadora das Comunicações das Forças Armadas (CCFA) no âmbito do EMGFA, para além de ter representado o Exército no land working group do JRCSC/NATO.
Presentemente exerce as funções de director da Direcção de Administração de Recursos Humanos do Exército, desde 29 de Novembro de 2006.
Da sua folha de serviços constam 13 louvores, sendo 1 concedido pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças armadas, 2 pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, 6 por outros oficiais generais, 2 por outras entidades militares e 2 por outras entidades do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Possui diversas condecorações, nomeadamente três medalhas de prata de serviços distintos, a medalha de mérito militar de 2.ª classe, as medalhas de D.
Afonso Henriques - mérito do exército - de 1.ª e 2.ª classe, as medalhas de ouro e prata de comportamento exemplar e quatro medalhas de missões no estrangeiro (duas nacionais e duas da União Europeia).
É casado e tem 2 filhos.
203070794